MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tecnologia da informação é caminho para profissionalização de escritórios de advocacia
Gestão administrativa

Tecnologia da informação é caminho para profissionalização de escritórios de advocacia

Softwares ajudam a solucionar questões referentes à gestão de escritórios.

Da Redação

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atualizado em 11 de julho de 2012 15:19

A necessidade de profissionalização dos escritórios de advocacia em meio a um mercado competitivo se depara com um elemento estrutural a ser modificado : a deficiência de gestão. Especialistas afirmam que cerca de 10 mil firmas de advocacia no Brasil de pequeno e médio porte ainda trabalham exclusivamente com planilhas do Excel e necessitam profissionalizar a gestão administrativa com o objetivo de tornar o negócio mais rentável. Nesse processo, os principais objetivos passam pela necessidade de maior controle de custos, fortalecimento de marca institucional e foco em diferenciais competitivos. A busca por profissionalização, no entanto, esbarra em um obstáculo : o desconhecimento sobre ferramentas gerenciais ofertadas no mercado.

O aumento de investimento em Tecnologia da Informação em empresas de diversos segmentos aponta justamente para a utilização da tecnologia como caminho para maior produtividade e economia nos negócios. Para o Dr. João Café, que participa de uma pesquisa sobre deficiência de gestão nos escritórios no CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, o foco nas atividades jurídicas desvia a atenção dos advogados para a necessidade do planejamento e da eficiência organizacional dos escritórios. "Os ganhos de produtividade e organização obtidos com a profissionalização tendem a proporcionar melhoria no atendimento ao cliente, a redução dos custos operacionais e tributários, aumento do campo de atuação da sociedade e, consequentemente, aumento nos ganhos dos profissionais envolvidos", afirma.

Departamento jurídico

Apesar da profissionalização dos escritórios ainda estar em processo de modificação, grandes empresas de diferentes áreas também acompanham o período e buscam a modernização do departamento jurídico das firmas. É o caso da Cowan, construtora e mineradora com escritórios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que adotou há um ano o software ADVWin, para sistematizar a gestão e facilitar a integração entre diferentes áreas. De acordo com o assessor jurídico da construtora, dr. Guilherme Machado, a implantação do software colaborou para a melhoria na organização dos processos pertinentes às empresas do grupo. "Os advogados de cada área alimentam o sistema com as definições dos processos judiciais e administrativos, colaborando para a formação de uma base de dados e reunindo informações para os advogados. O software também auxilia a gerar relatórios para a administração da empresa sobre número de processos, valores envolvidos e contingenciamento contábil. Por fim, ele colabora com a gestão da informação como um todo", afirma.

_____________