MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ADIns sobre regulamentação de TV por assinatura serão julgadas diretamente no mérito
STF

ADIns sobre regulamentação de TV por assinatura serão julgadas diretamente no mérito

Ações questionam a lei 12.485/11, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado.

Da Redação

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atualizado às 09:16

Por decisão do relator, ministro Luiz Fux, as três ADIns (4.679, 4.756 e 4.747) que tratam da regulamentação da TV por assinatura serão julgadas diretamente no mérito. O ministro já convocou, para o segundo semestre deste ano, audiência pública para debater o tema antes do julgamento das ações.

As ADIns questionam a lei 12.485/11, especialmente no ponto em que tratam da extensão dos poderes fiscalizatórios da Ancine - Agência Nacional do Cinema, da restrição à propriedade cruzada entre segmentos dos setores de telecomunicações e radiodifusão, da limitação da participação do capital estrangeiro no mercado audiovisual e da obrigatoriedade de veiculação mínima de conteúdo nacional.

Os questionamentos foram apresentados ao STF pelo partido Democratas (ADIn 4.679), pela Associação NEOTV – que reúne prestadores de serviços de televisão por assinatura (ADIn 4.747), e pela Associação Brasileira de Radiodifusores (ADIn 4.756).

De acordo com o ministro Fux, a relevância da matéria abordada nas ações e seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica justificam o rito abreviado para a análise do caso, conforme prevê o artigo 12 da lei 9.868/99 (lei das ADIns).

Com a adoção dessa medida, o pedido de liminar solicitado pelas autoras das ações não será analisado, uma vez que o julgamento será em definitivo, no mérito. O ministro abriu prazo para manifestação da AGU e da PGR.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista