MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procon/SP faz ranking de cancelamentos e atrasos de voos das cias aéreas
Estudo

Procon/SP faz ranking de cancelamentos e atrasos de voos das cias aéreas

Nos voos domésticos a Avianca foi a campeã de cancelamentos, seguida pela GOL.

Da Redação

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atualizado às 08:26

O Procon/SP elaborou um ranking de cancelamentos e atrasos de voos das companhias aéreas TAM, Gol, Azul, Webjet, Avianca, Trip e Passaredo. O estudo foi elaborado pela Diretoria de Estudos e Pesquisas, baseado em informações divulgadas em maio no site da Anac.


Desde de 4/6, todas as empresas aéreas devem enviar para agência reguladora e publicar em seus próprios sites a situação de cancelamentos e atrasos dos voos, para que o consumidor possa consultar. "Mais importante do que a divulgação dos dados, o comparativo entre as empresas possibilita que o consumidor exerça seu principal direito, o de escolha" , esclareceu o diretor executivo do Procon/SP, Paulo Arthur Góes.

De acordo com o levantamento, nos voos domésticos a Avianca foi a empresa com maior percentual de cancelamentos 13% (575), seguida pela GOL, 10% (2.601). Nos voos internacionais a GOL registra o maior percentual de cancelamentos, 8%, o que representa 54 viagens.

Nos atrasos, a Passaredo lidera o grupo nos voos domésticos em maio, com 32% das aeronaves que decolaram com mais de 30 minutos além do previsto. No mesmo período, a Avianca esteve no topo da lista dos voos internacionais com atraso, tendo 23% deles decolando com mais de 30 minutos além do previsto e mais de uma hora.

Dentre as rotas que tiveram o cancelamento das etapas previstas canceladas, o cinco primeiros lugares do ranking, formado tanto pelas rotas doméstica como para as rotas internacionais, são da GOL. O primeiro foi de Fortaleza (CE) / Manaus (AM), com 97% de cancelamentos. Nos atrasos iguais ou maiores que uma hora, a rota Belém (PA) / Porto Velho (RO) é líder com 67% de atrasos.

O diretor executivo da Fundação Procon-SP afirma, ainda, a pesquisa nas planilhas dificultada pela mistura de voos internacionais e domésticos na mesma lista, além de divulgação dos problemas em percentual. "Mais completo e justo seria, se também contássemos com a justificativa para o cancelamento e atrasos dos voos".