MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto da Câmara cria comissão de juristas para revisar legislação
Lei

Projeto da Câmara cria comissão de juristas para revisar legislação

Texto permite que deputados estudem questões constitucionais ou apresentem PECs.

Da Redação

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Atualizado às 08:22

Projeto que será analisado pela Câmara prevê a criação de uma comissão de juristas para revisar a legislação brasileira. O texto é semelhante ao dispositivo do Senado que criou comissões para revisar o CP, o CDC, o CPC, o CPP e o Código Eleitoral.

O PR 135/12, de autoria do deputado licenciado Walter Feldman (PSDB/SP), autoriza a Casa a criar uma comissão de juristas para criar um novo código ou estudar questões constitucionais e apresentar uma proposta de emenda à Constituição.

Além da revisão dos códigos, a comissão de juristas da Câmara poderá elaborar estudos sobre questões de ordem constitucional ou ainda para apresentar uma proposta de mudança na CF/88. Pelo texto, o grupo será composto de 7 a 14 integrantes e poderá ser criado a pedido de um deputado, da Mesa Diretora ou de uma das comissões permanentes da Câmara. O colegiado deverá concluir os trabalhos em 90 dias, prazo prorrogável uma vez.

A proposta também define os prazos para a elaboração dos estudos preliminares, para os trabalhos dos relatores parciais e para a discussão de emendas pelos juristas. Ao final dos trabalhos, caberá à Mesa Diretora decidir se apresentará o projeto dos juristas, para que ele tramite pelas comissões e pelo plenário da Casa.