MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Piracicaba tem 1ª sessão de desagravo público a advogado ofendido por promotor

Piracicaba tem 1ª sessão de desagravo público a advogado ofendido por promotor

Sessão solene do Conselho Regional de Prerrogativas foi na última sexta.

Da Redação

terça-feira, 31 de julho de 2012

Atualizado às 08:23

Na última sexta-feira, 27, ocorreu em Piracicaba/SP a primeira sessão solene de desagravo público, ao advogado João Almeida, que teve suas prerrogativas profissionais ofendidas pelo promotor de Justiça da comarca.

Conforme relatou Jose Roberto Batochio, orador da cerimônia, o promotor retrucou ao advogado que apontou pressão da magistrada, com as frases "senhor não sabe ler" e "não tem hombridade suficiente para assumir suas manifestações". "A ofensa é argumento dos que não tem argumento. Ele poderia discordar com urbanidade e civilizadamente no Tribunal do Júri. Não honrou as tradições de urbanidade do MP. Contra doenças incuráveis se inventaram medicamente antivirais. Mas contra a soberba e tirania a humanidade não conseguiu ainda inventar qualquer antídoto", rebateu o ex-presidente da OAB.

O presidente da Subsecção de Piracicaba, Odinei Roque Assarisse destacou que a sessão de desagravo se realizava por três pessoas: advogado que foi vilipendiado em suas prerrogativas profissionais e fez a representação; Marcos da Costa que representa a seccional, que possibilitou a constituição do Primeiro Conselho Regional de Prerrogativas e a realização do desagravo em Piracicaba e a José Roberto Batochio, artífice do Estatuto dos Advogados e da OAB, durante sua gestão à frente do Conselho Federal da Ordem.

O conselheiro seccional Cláudio Bini disse que o desagravo constituía um marco histórico na região por ser o primeiro e que o advogado João Almeida sairia de alma lavada.

O advogado desagravado, João Almeida, cumprimentou todos pela solidariedade prestada e se sentiu honrado com a presença do presidente da OAB Marcos da Costa e do conselheiro nato José Roberto Batochio. "Não fiquei abatido com a manifestação do promotor, na verdade, me senti perplexo pela forma como ele se manifestou em plenário. Ele representava a sociedade piracicabana e a defendia de um criminoso. Hoje ele está revestido da autoridade e se coloca acima do bem e do mal. Decidi representar contra ele na Comissão de Prerrogativas da OAB e fico feliz de saber que providências serão tomadas contra este ato", disse. A OAB/SP ingressará com representação no CNMP contra o promotor.

_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...