MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Praças de pedágios paranaenses voltam a cobrar

Praças de pedágios paranaenses voltam a cobrar

Da Redação

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Atualizado às 07:09


Praças de pedágios paranaenses voltam a cobrar

O desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do TRF da 4ª região, suspendeu no dia 13/9 os efeitos da Portaria nº 345/2005 do DER/PR até o julgamento do caso pela 3ª Turma da corte. O documento havia determinado a abertura das cancelas de todas as praças de pedágio administradas pela concessionária Rodovia das Cataratas entre Guarapuava (PR) e a Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai.

No último dia 5, o magistrado havia concedido liminar à empresa permitindo o reajuste das tarifas de seus pedágios. No entanto, conforme a Rodovia das Cataratas, assim que o governo paranaense e o DER tomaram ciência dessa ordem, expediram a portaria que impediu a cobrança de pedágio com base em uma decisão da Justiça Federal de Cascavel, em outro processo, atualmente em grau de recurso no STJ.

A concessionária recorreu novamente ao TRF, alegando que o ato administrativo do DER está causando muitos prejuízos, que se avolumam com o passar dos dias, "a ponto de tornar irrecuperável e comprometer os serviços de utilidade pública a serem executados". Ao analisar o novo pedido, Thompson Flores entendeu que a Portaria 354/2005 é ilegal. Para ele, não compete ao Poder Executivo utilizar-se do poder regulamentar para promover a execução forçada de decisão dos tribunais, que, no caso, ainda não transitou em julgado (ou seja, ainda passível de recurso).

A edição da portaria, ressaltou Thompson Flores, "usurpou atribuição do Poder Judiciário, extrapolando a competência reservada ao poder regulamentar do Executivo, em manifesta violação ao princípio da separação e harmonia dos Poderes da República".
____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...