MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tribunais aprovam sistema padrão de informática

Tribunais aprovam sistema padrão de informática

Da Redação

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Atualizado às 07:33


Tribunais aprovam sistema padrão de informática

Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil reunidos em Florianópolis (SC) em 6/9, decidiram criar a Comissão Nacional de Informática das Justiças Estaduais, encarregada de implementar um sistema-base de informática para os tribunais, visando a padronização dos procedimentos e a melhoria da atividade judiciária.

A decisão tomada pelos presidentes dos tribunais resultou da encampação de uma proposta apresentada pelo corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Stélio Muniz, aprovada na reunião do colégio de corregedores-gerais do Brasil, ocorrida em Pernambuco, de 15 a 18/3, e publicada na "Carta de Recife", o documento final do evento.

Dentre outras deliberações, os corregedores recomendaram aos tribunais de Justiça dos estados a adoção de parcerias visando a "informatização racional do Poder Judiciário através de um sistema padrão e unificado em nível nacional, buscando a eficiência do processo e implementar a correição virtual no âmbito das corregedorias". Agora, a proposta foi ratificada pelos presidentes dos tribunais de Justiça dos estados.

STF

O corregedor também apresentou a idéia de desenvolvimento de um sistema judicial e administrativo padronizado ao presidente do STF, Nelson Jobim, em 12/5, oportunidade em que o ministro se comprometeu a defender a parceria durante o encontro com os presidentes de TJ-SC, resultando no acatamento da proposta pelos desembargadores.

Segundo o corregedor Stélio Muniz, a criação de um sistema informatizado padrão e unificado tem como objetivo a melhoria da prestação jurisdicional e o gerenciamento dos dados estatísticos do Judiciário. "A maioria dos tribunais estaduais carece de soluções informatizadas capazes de propiciar a gestão produtiva e eficaz dos serviços judiciários e administrativos", disse o corregedor, em defesa da parceria.

O TJ-MA já dispõe de um sistema próprio de controle processual (Themis PG e SG) que registra as ações e possibilita a consulta à movimentação dos processos pela internet e deverá ser aperfeiçoado para funcionar de forma mais completa em relação aos serviços administrativos.
____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA