MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça suspende abertura de processo contra José Dirceu no Conselho de Ética

Justiça suspende abertura de processo contra José Dirceu no Conselho de Ética

Da Redação

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Atualizado às 08:20


Justiça suspende abertura de processo contra José Dirceu no Conselho de Ética

O relator do STF, ministro Carlos Velloso, concedeu nesta quinta-feira liminar ao deputado José Dirceu (PT-SP) suspendendo a tramitação de seu processo de cassação que deveria ser instalado hoje no Conselho de Ética da Câmara. Ontem, Dirceu entrou com o pedido de extensão dos efeitos da liminar concedida para outros seis deputados petistas.

Dirceu pediu para ingressar no mandado como co-autor, além de requerer a imediata suspensão do processo.

Na avaliação do presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), a decisão da Justiça em relação a Dirceu pode não ter validade porque ele já é alvo de representação feita por partidos políticos diretamente no Conselho.

Ontem, o presidente do STF, ministro Nelson Jobim, concedeu liminar suspendendo a tramitação dos processos de cassação dos deputados petistas João Paulo Cunha (SP), Josias Gomes (BA), Professor Luizinho (SP), Paulo Rocha (PA), José Mentor (SP) e João Magno (MG).

Os petistas, juntamente com outros 11 deputados, constam da lista de parlamentares encaminhada à presidência da Câmara pelas CPIs dos Correios e do Mensalão.

Como a liminar foi concedida, a instalação dos processos de cassação dos seis petistas fica suspensa até o julgamento do mérito do mandado.

Os autores do pedido impetrado na manhã de ontem no STF alegaram que a instauração dos processos contra eles contrariou os princípios da ampla defesa, do devido processo legal e da presunção de inocência, "já que, ao não fundamentar o envio de representação sem ouvir as partes, pressupôs-se a culpa".

Em seu despacho, Jobim determinou que o processo fique paralisado até o julgamento final do mandado de segurança. O ministro afirmou que, "ao que tudo indica, não foram observadas as disposições regimentais relativas ao devido processo legal".

Suprema Pizza Federal

O relator do processo contra Dirceu, Júlio Delgado (PSB-MG), ironizou hoje a decisão do STF ao sugerir que o deputado petista mude de sigla, "de STF para SPF [Suprema Pizza Federal]."

Delgado falou que no caso de Dirceu a liminar é inócua porque a ação deu entrada no Conselho por iniciativa partidária e é anterior à decisão da Mesa Diretora da Câmara, a qual se refere a liminar.

"É o mesmo caso dos deputados Sandro Mabel (PL-GO) e Romeu Queiroz (PTB-MG). A liminar não adianta nada. O que houve foi uma intromissão dos Poderes."
____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...