MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Percentual de cheques devolvidos recua em julho
Cheques

Percentual de cheques devolvidos recua em julho

Foram devolvidos 1,96% dos cheques movimentados no mês. Percentual acumulado no ano é de 2,02%.

Da Redação

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atualizado às 10:23

O número de cheques devolvidos, 2ª devolução por falta de fundos, como proporção do total de cheques movimentados1 foi de 1,96% em julho de 2012, apontando o segundo recuo mensal consecutivo do indicador. Em junho, essa proporção foi de 1,98%, e em maio atingiu 2,15%, de acordo com dados da Boa Vista.

Este percentual é maior do que o registrado em julho de 2011, quando o número de cheques devolvidos atingiu a proporção de 1,95% do total de cheques movimentados. No acumulado do ano até julho, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,02% contra 1,91% observado no mesmo período de 2011. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Dados da Boa Vista mostram também que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) no mês de julho subiu 8,0% em relação a junho de 2012. No mesmo período houve um aumento maior dos cheques movimentados (+9,1%), contribuindo para a melhora (diminuição no percentual) do índice.

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, houve queda no número de cheques devolvidos (-3,4%) e queda maior ainda no número total de cheques movimentados (-8,8%), por isso o aumento do índice na comparação entre os períodos.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado do ano de 2012, a devolução para pessoas físicas foi 5,4% menor, enquanto para pessoas jurídicas houve aumento de 2,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em comparação a julho de 2011, observa-se uma queda de 2,1% no total de cheques devolvidos, e uma diminuição de 2,3% nos cheques movimentados.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, em relação ao mesmo mês do ano de 2011, a devolução para pessoas físicas foi 2,8% menor, enquanto para pessoas jurídicas houve pequeno aumento de 0,1% nas devoluções. A tabela abaixo resume parte dos dados citados.

[1] Desde maio de 2012, a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas