MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado orienta que pais procurem delegacia em caso de suspeita de maus-tratos
Responsabilidade

Advogado orienta que pais procurem delegacia em caso de suspeita de maus-tratos

Para Gustavo Teixeira, o direito penal não deve ser utilizado como primeira opção.

Da Redação

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atualizado às 11:03

Devido ao constante ganho de peso da filha de seis anos, recentemente, um pai registrou boletim de ocorrência contra a ex-mulher e os avós maternos da menina por maus-tratos, em Londrina.

Para o advogado membro da Comissão de Direitos Humanos do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Gustavo Teixeira, apesar da justificável preocupação dos pais com a saúde de seus filhos, o direito penal não deve ser utilizado como primeira opção.

"O crime de maus-tratos pressupõe uma ação intencional do agente de expor a vida ou a saúde de pessoa sob sua guarda, ou autoridade, entre outras hipóteses, privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis. A má alimentação não parece ser, em um primeiro momento, uma privação como determina a lei, salvo se um dos pais agir com excesso, ou seja, impor a criança, de forma intencional, uma alimentação danosa a sua saúde."

Para o advogado, em tese, o crime de maus-tratos poderia estar configurado somente se a privação de alimentação fosse entendida não somente como falta, mas também, eventual excesso, interpretação perigosamente ampla e questionável sob a ótica do direito penal. "Para isso, seria necessário demonstrar, essa ação direta do pai ou da mãe", afirma.

Teixeira recomenda que em caso de suspeita de maus-tratos, o pai ou a mãe deve sempre procurar a autoridade policial. "Todo tipo de crime pode ser comunicado a uma delegacia. Se um pai acha que há um crime sendo cometido contra seu filho deve procurar a delegacia de policia mais próxima de sua casa."

______

Patrocínio

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA