MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sky deve fornecer dois canais jornalísticos gratuitos
TV por assinatura

Sky deve fornecer dois canais jornalísticos gratuitos

Rede de TV por assinatura pedia suspensão de norma que dá direito a canal adicional sem cobrança.

Da Redação

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Atualizado às 08:44

A 11ª vara Federal Cível de SP indeferiu pedido de antecipação de tutela proposto pela Sky em face da Ancine - Agência Nacional de Cinema para que fosse suspensa a eficácia dos incisos V e VI do artigo 28 da IN - instrução normativa 100/12, sob a alegação de estar em discordância com a lei 12.485/11.

A referida lei determina que a empacotadora de canal disponibilize ao assinante acesso a mais de um canal de conteúdo jornalístico, comprado ou não à la carte. A Sky alega que a lei propõe que cabe à comercializadora de serviços de televisão por assinatura decidir sobre como seria disponibilizado aos seus clientes o acesso a mais um canal, se na modalidade pacote ou para compra avulsa.

De acordo com os autos, a instrução regulamentada pela Ancine discorda do dispositivo uma vez que retira o direito da rede de TV de conceder canal adicional de conteúdo jornalístico na modalidade avulsa de programação. Para a Sky, a instrução elimina a alternativa da sua compra avulsa. A empresa ressalta que o choque entre a lei e a IN deve ser resolvido com a prevalência daquela sobre esta, a fim de que se preserve a alternativa de acesso ao canal de programação com as mesmas características à la carte.

A juíza federal Regilena Emy Fukui Bolognesi, da 11ª vara Federal Cível de SP, entendeu que a lei garantiu que, independente da opção do consumidor, lhe será dado o direito de receber um canal adicional com as mesmas características, ofertado gratuitamente, sem qualquer majoração do valor, pois o cliente não pode ser direcionado a adquirir novo canal por falta de opção, o que, por evidência quantitativa, aumentaria a lucratividade das operadoras em detrimento do próprio consumidor.

Para a magistrada, a Sky incorreu em erro na interpretação da referida lei. "Qual seria a lógica de editar uma lei que, ao desiderato de insuflar acesso à pluralidade de informações, o faz à custa de onerosidade do próprio consumidor? [...] A 'resistência semântica' impede outras interpretações, as quais se antagonizam com a própria pretensão da norma", afirmou.

Regilena concluiu que a empacotadora deve oferecer pelo menos mais um canal, sendo que esta oferta pode se dar no próprio pacote ou na modalidade avulsa, devendo ser gratuita a oferta tanto em um caso como no outro. "Em palavras simples: pague 1 e leve 2", resumiu.

Veja a íntegra da decisão.

  • Processo: 0014398-43.2012.403.6100

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...