MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Balé Bolshoi participa no domingo da cerimônia de abertura da Conferência Nacional dos Advogados

Balé Bolshoi participa no domingo da cerimônia de abertura da Conferência Nacional dos Advogados

Da Redação

terça-feira, 20 de setembro de 2005

Atualizado às 09:39


Balé Bolshoi participa no domingo da cerimônia de abertura da Conferência Nacional dos Advogados

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, filial do Balé Bolshoi de Moscou, fará uma apresentação especial no próximo domingo, 25/9, às 19h, na cerimônia da abertura cultural da XIX Conferência Nacional dos Advogados, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis/SC. A abertura da Conferência - evento para a qual são esperadas cerca de cinco mil pessoas entre profissionais da advocacia, da magistratura, do Ministério Público, professores e estudantes, entre outros convidados - será dirigida pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil possui o Curso de Educação Profissional de Nível Técnico, reconhecido pelo Ministério da Educação, e é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou no mundo. A apresentação que será feita durante a abertura da XIX Conferência é intitulada "Mostra em Atos", composta por nove coreografias, uma peça musical, interpretada por um aluno da Escola e um texto teatral que convida o público a refletir sobre a importância dessa arte na inserção cultural e social do País.

O espetáculo, segundo os organizadores, foi especialmente preparado para a ocasião, sendo constituído por 47 alunos que executam a arte da dança acompanhados por um sexteto musical e dois atores. Entre as coreografias que serão apresentadas estão uma "Polonaise", do século XIX; variações de ballets renomados como Don Quixote e O Lago dos Cisnes; uma "Mazurka" com música de Chopin; Danças Folclóricas e estudo coreográfico contemporâneo. O Pas de Trois do Ballet "O Quebra Nozes" também faz parte do programa e é apresentado por três alunos, que no palco lembram três bonecos. Para encerrar, um Maracatu, dança de origem popular brasileira. Além das composições de Chopin, farão parte do programa peças de Rebikov, Simon e Tchaikovsky.

Por meio de suas apresentações, a Escola Bolshoi multiplica seus benefícios, investe na formação, desenvolve a percepção artística da comunidade, divulga o projeto e proporciona amadurecimento artístico-profissional aos alunos. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural de caráter educativo. A Escola é um instituto sem fins lucrativos mantido por pessoas e empresas, intitulados Amigos do Bolshoi, que investem no desenvolvimento e qualificação da educação no Brasil, uma atitude de responsabilidade social.

Na qualidade de Escola para o palco e para a vida, seu papel social é tão importante quanto sua atuação artística, desenvolvendo futuros cidadãos na formação de competências do seu papel na sociedade. A Escola possui aproximadamente 250 alunos e cerca de 95% dos alunos recebem bolsa de estudo integral, o que lhes garante, durante oito anos de curso, gratuidade do ensino, alimentação complementar, uniformes, transporte, assistência médica, fisioterápica, odontológica e orientações pedagógicas.


_____________