MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Concurso de monografias jurídicas do Centro Acadêmico "XI de Agosto"

Concurso de monografias jurídicas do Centro Acadêmico "XI de Agosto"

Da Redação

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Atualizado em 20 de setembro de 2005 13:10


Concurso

O Centro Acadêmico "XI de Agosto", da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP, instituiu o 1º Concurso de Monografias Jurídicas, com o tema "Democracia e Corrupção". Confira abaixo os comentários do diretor geral do Centro Acadêmico, Rafael Neubern Demarchi Costa, sobre o concurso e o regulamento na íntegra.
___________

Concurso de monografias jurídicas

O Centro Acadêmico "XI de Agôsto", da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP, em apoio ao Movimento "Sou Brasileiro de Cara Limpa", a fim de promover a consciência social e política na busca pela ética, justiça e democracia, em prol do exercício absoluto da Soberania Popular, institui o 1º Concurso de Monografias Jurídicas, de tema "Democracia e Corrupção".

Trata-se de concurso de âmbito nacional, do qual poderão participar estudantes de Direito de cursos de graduação, pós graduação ou preparatório para concursos públicos.

Para a consecução de tão importante iniciativa o Centro Acadêmico XI de Agosto desenvolveu uma parceria com o curso CPC Marcato, que participa da organização, divulgação, seleção dos melhores trabalhos e premiação.

Serão premiadas as duas melhores monografias, cabendo ao primeiro colocado escolher entre o prêmio de R$ 1.000,00 ou 50% de bolsa em um curso do CPC Marcato. O prêmio que não for escolhido caberá ao segundo colocado.

São Paulo, 19 de Setembro de 2005.

Rafael Neubern Demarchi Costa (Maquito)
Diretor Geral do Centro Acadêmico "XI de Agôsto".

_____________

 


CONCURSO DE MONOGRAFIAS JURÍDICAS

O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP, em apoio ao Movimento "Sou Brasileiro de Cara Limpa", a fim de promover a consciência social e política na busca pela ética, justiça e democracia,em prol do exercício absoluto da Soberania Popular, institui o 1º Concurso de Monografias Jurídicas, a ser disputado segundo o Regulamento que segue:

Disposições Gerais


Art. 1º - Será premiada uma única monografia, podendo inscrever-se no presente
concurso pessoa física, seja como estudante de graduação, seja como estudante "concurseiro" já graduado, desde que sejam ambos da área de Direito.

§ 1º Caso a monografia declarada vencedora ou seu autor não preencham qualquer dos requisitos deste Regulamento, outra monografia será declarada vencedora, e assim sucessivamente até a satisfação de todas as exigências. A Comissão Julgadora poderá deixar de conferir o prêmio, se considerar que nenhuma das monografias apresentadas preencha os requisitos do Concurso.

§ 2º A Comissão Julgadora, se constatar posteriormente impedimento ou comprovada irregularidade, relacionados a qualquer item desse regulamento, poderá cassar o prêmio da monografia já declarada vencedora ou premiada, resultando na devolução do valor concedido, sem prejuízo da divulgação e de outras providências legais.

§ 3º Em nenhuma hipótese poderá concorrer membro da Comissão Julgadora do presente concurso ou seus parentes e afins até terceiro grau.

§ 4º As monografias inscritas deverão tratar do tema "Democracia e Corrupção". Devem ser redigidas em língua portuguesa, ficando o título, a abordagem crítica, o posicionamento opinativo e o enfoque metodológico a critério do autor, obedecidas também as seguintes exigências:

a) Ser a monografia absolutamente inédita;

b) não conter referências ou citações de outras obras sem indicação clara, uniforme e completa dos respectivos autores e fontes;

c) conter, ao final, uma relação bibliográfica clara, uniforme e completa das obras citadas;

d) não conter qualquer referência, direta ou indireta, que possibilite à Comissão Julgadora identificar o concorrente;

e) os trabalhos deverão ter no máximo 15 laudas, com espaço 1,5 e fonte tamanho 12;

f) os trabalhos deverão ser precedidos por um breve Resumo (15 linhas no máximo) e de um Sumário;

§ 5º Podem concorrer apenas monografias de autoria individual, vedada qualquer forma de co-autoria ou colaboração de outras pessoas.

§ 6º O inscrito só poderá concorrer com uma monografia.

Dos Prêmios

Art. 2º - Serão premiadas as duas melhores monografias. Os prêmios são oferecidos pelo CPC-MARCATO, Curso Preparatório para Concursos. O autor da melhor monografia poderá escolher entre:

a) entrega do valor líquido total de
R$ 1.000,00 (mil reais);

b) 50% de bolsa em curso oferecido pelo CPC-MARCATO.
O prêmio restante será dado ao segundo melhor trabalho.Da

Comissão Julgadora

Art. 3º - A Comissão Julgadora será composta:

I. Na primeira fase: por membros do Movimento "Sou Brasileiro de Cara Limpa".

II. Na segunda fase: por professores do CPC-MARCATO, que selecionarão a melhor monografia dentre as 5 finalistas.

§ 1º Os membros efetivos, suplentes e convocados da Comissão Julgadora ficam comprometidos com o dever de sigilo quanto a todas as suas atividades no presente concurso.

§ 2º As decisões da Comissão Julgadora serão sempre tomadas por maioria simples de votos e serão irretratáveis e irrecorríveis, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões que se apresentem, ainda que não previstos neste Regulamento.

Das Inscrições


Art. 4º - As inscrições, que ficam desde logo declaradas abertas, serão gratuitas e
efetivadas mediante a entrega da monografia na sede do CPC-MARCATO, Curso Preaparatório para Concursos, até o dia 30 de setembro de 2005. A inscrição implica na aceitação de todas as disposições deste Regulamento:

a) o concorrente entregará a monografia capeada com a indicação Concurso de Monografias Jurídicas - XI de Agôsto/CPC, seguida do respectivo título principal da obra (tema), vedada sua identificação verdadeira por qualquer referência (nome e sobrenome) ou símbolo diretos ou indiretos;

b) no ato da inscrição o concorrente receberá o número de inscrição, que será registrado na capa da monografia entregue, única forma de identificação do trabalho.

c) recebida a inscrição, a monografia será entregue à comissão julgadora;

d) cada monografia deve ser inscrita individualmente, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas pelo mesmo procedimento;

e) o endereço da inscrição é: CPC-MARCATO, Curso Preparatório para Concursos, situado à Avenida Paulista, 1912 - Bela Vista (próximo ao metrô Consolação). Fone (11) 3253-9293.

Art. 5° - O concorrente inscrito cede direitos autorais, ficando reservada a prerrogativa do Centro Acadêmico XI de Agôsto e do Movimento "Sou Brasileiro de Cara Limpa" de publicar a monografia.

Da Divulgação do Resultado e da Premiação

Art. 5º - Encerradas as inscrições e avaliados os trabalhos, a Comissão Julgadora divulgará, na sede do Centro Acadêmico XI de Agosto e CPC-MARCATO.

§ 1º Proclamado o resultado final, serão entregues os prêmios ao vencedor pelo Prof. ANTONIO CARLOS MARCATO, Coordenador do CPC-MARCATO, Curso Preparatório para Concursos.

Disposições Finais

Art. 6º - Em nenhuma hipótese será admitida a participação, no presente concurso, de pessoa que não preencha os requisitos do artigo 1°, caput.

Maiores informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (011) 3111-4082, C.A. XI de Agosto ou 3253-9293, CPC-MARCATO, Curso Preparatório para Concursos.

São Paulo, 01 de Junho de 2005.


Centro Acadêmico XI de Agosto
_____________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...