MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara votará MP que altera o Código Florestal no dia 18
Meio ambiente

Câmara votará MP que altera o Código Florestal no dia 18

A medida pode perder a validade em 8/10 por falta de tempo para votação no Senado.

Da Redação

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Atualizado em 6 de setembro de 2012 14:04

A Câmara tentará votar a MP 571/12, que altera o novo Código Florestal (lei 12.651/12), no próximo dia 18. A votação foi adiada em decorrência do impasse entre oposição, bancada ruralista e governo quanto ao texto aprovado na comissão mista.

Se aprovada na Câmara, a proposta ainda terá de ser apreciada pelos senadores. No entanto, o Senado se reúne apenas na próxima semana durante o mês de setembro e não terá como realizar a votação. Desse modo, há risco de que a medida perca a validade em 8 de outubro.

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que, se a MP for aprovada pelos deputados, vai conversar com o presidente do Senado, José Sarney, para verificar a possibilidade de ele convocar sessões de votação na última semana de setembro para analisar a medida.

Caso a MP perca a validade, as partes vetadas da nova lei ficarão sem previsão jurídica. Isso abrange partes polêmicas do texto, como a recomposição das APPs - Áreas de Preservação Permanente de margens de rio e a competência para criar os programas de regularização ambiental.

Comissão mista

Na comissão mista, os parlamentares reduziram a extensão das faixas de mata ciliar a serem reconstituídas. Para propriedades com mais de 15 módulos fiscais, o texto acordado prevê que a recuperação seja definida no plano de recuperação ambiental, feito pelos estados, e terá entre 20 e 100 metros de largura. Já o texto original da MP exige que as faixas de vegetação nativa tenham metade da largura do rio, com extensão entre 30 e 100 metros.

Segundo o texto da comissão, em propriedades com área entre 4 e 15 módulos fiscais, deverá ser reconstituída faixa de 15 metros de vegetação nativa nos rios com até 10 metros de largura. O texto do Executivo prevê recomposição de 20 metros para esses mesmos rios em propriedades que tenham entre 4 e 10 módulos.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...