MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Roberto Busato diz que Severino Cavalcanti é a personificação da figura de Odorico Paraguassu

Roberto Busato diz que Severino Cavalcanti é a personificação da figura de Odorico Paraguassu

Da Redação

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Atualizado às 09:19


Roberto Busato diz que Severino Cavalcanti é a personificação da figura de Odorico Paraguassu



O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, criticou duramente "a forma absurdamente arrogante" como o ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, renunciou ao cargo na quarta-feira (21/9). "O discurso dele é um absurdo, totalmente fora de ótica e de qualquer conjectura lógica", atacou o presidente da OAB, para quem o discurso de despedida do ex-deputado "foi a própria personificação da figura de Odorico Paraguassu", personagem da televisão que fez sucesso nos anos 80, na novela "O Bem Amado", criado pelo escritor Dias Gomes, e que representava um político nordestino do tipo coronel e folclórico. Busato fez a comparação ao lançar durante entrevista coletiva, na Associação Catarinense de Imprensa, a palataforma da XIX Conferência Nacional dos Advogados, que ocorrerá nesta capital de 25 a 29 deste mês.

Para o presidente da OAB, "uma pessoa que teve de fugir pela porta dos fundos, literalmente, para evitar a cassação, e vem fazer um discurso arrogante àquele ponto, batendo no peito e dizendo-se honesto, que era isso e aquilo e ainda afirmando que irá voltar, ele personificou o Odorico Paraguassu, um dos mais hilariantres quadros da televisão brasileira". Na opinião de Roberto Busato, Severino Cavalcanti representou o que há de pior na política brasileria e não deixará nenhuma saudade.

"Ele se intitulava o pai do baixo clero,que por si só já é algo pejorativo, e defendia o nepotismo e o corporativismo, práticas que a OAB sempre condenou por trafegarem na contramão da ética", afirmou Busato referindo-se ao ex-presidente da Câmara dos Deputados. Mas, para o presidente nacional da OAB, não se esperava que Severino Cavalcanti "fosse chegar também à baixeza de cobrar propina de empresário que exploram espaço econômico na Câmara". Ele acrescentou que, nesse contexto,não se arrepende de ter afirmado, quando o ex-deputado foi denunciado por recebimento de propina do empresário Sebastião Buani - no episódio que ficou conhecido como mensalinho do Severino- que ele representava "a corporificação do mensalão".


_____________