MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Recuperação de crédito registra alta de 2% em agosto
Crédito

Recuperação de crédito registra alta de 2% em agosto

Número de registro de inadimplentes ficou estável no mês.

Da Redação

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atualizado em 17 de setembro de 2012 15:14

Dados da Boa Vista Serviços mostram que a recuperação de crédito registrou alta de 2% em agosto. O número de registro de inadimplentes ficou estável no mês, com leve queda de 0,2%. Em comparação a agosto de 2011, o registro de inadimplentes mostrou queda de 1% e a recuperação de crédito apresenta alta de 16,2%. Nos doze meses encerrados em agosto de 2012 houve avanço de 10,4%, comparado aos doze meses findos em agosto de 2011.

De acordo com a Boa Vista, as melhorias nas condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e o aumento da população com vínculo empregatício ao longo dos últimos doze meses devem influenciar na desaceleração do número de inadimplentes ao longo de 2012.

A Boa Vista mantém a projeção de que 2012 acumulará uma variação de aproximadamente 3% contra 2011. O valor médio das dívidas incluídas em agosto foi de R$1.256, 1,9% maior em relação a agosto de 2011 (dado ajustado pela inflação).

A leve queda do indicador foi influenciada por duas regiões, Sul e Nordeste, que apresentaram variações de -1,1% e -2,6%, respectivamente, ante julho. As variações das regiões Sudeste (0,6%) e Norte (0,4%) impediram uma queda superior do indicador nacional. Já a região Centro-oeste, que possui pouca representatividade no indicador, não variou.

O indicador que leva em conta apenas o setor de varejo apresentou comportamento semelhante na variação do número de registro de inadimplentes - estabilidade - elevando-se apenas 0,1% em relação a julho.

Confrontado com agosto de 2011, o aumento é de 1,7%. Nos últimos doze meses o indicador acumula 21,9% de expansão, comparado aos doze anteriores. Assim como no indicador geral, as regiões Sul e Nordeste registraram queda do indicador, variações de -1,5% e -0,6%, respectivamente, ante julho.

Recuperação de crédito

No Brasil, o indicador de recuperação de crédito - obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes - avançou 2,3% em relação a julho. O acumulado dos últimos doze meses é 13,5% maior que o dos doze meses anteriores.

Após queda no mês de julho, o indicador retoma o crescimento e mantém a tendência de elevação. Para o restante de 2012, é esperada a manutenção da tendência de crescimento do indicador frente ao ano anterior. Estimativas da Boa Vista indicam uma variação acumulada em 2012 de 8,5%, quando comparado a 2011.

As maiores variações em relação a julho foram observadas nas regiões Sudeste (2,7%) e Sul (2,8%). O acumulado dos doze meses findos em agosto comparado com os doze anteriores destaca a região Centro Oeste avanço de 15,7%. Na comparação com agosto de 2011, o Nordeste lidera o aumento de exclusões de registros de inadimplentes com uma elevação de 19,3%.

O indicador que considera apenas a recuperação de crédito no varejo foi o grande responsável pela variação positiva do indicador geral, registrando alta de 6,1% em relação a julho. Ao comparar o mesmo com agosto de 2011, observa-se um aumento ainda mais significativo, de 15,5%, impulsionado, principalmente, pelo Nordeste (21%).

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas