MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Software integrado a serviços traz eficiência à gestão de riscos jurídicos
Tecnologia

Software integrado a serviços traz eficiência à gestão de riscos jurídicos

Cálculos devem ser tratados como se estivessem na fase de liquidação de sentença.

Da Redação

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Atualizado às 09:02

O planejamento financeiro é um dos principais objetivos da gestão de riscos, sendo uma ação estratégica no ambiente corporativo, que atua por meio de provisões assertivas. Por se tratar de uma atividade complexa, que tem por finalidade a tradução de um processo jurídico em números confiáveis, sua metodologia se inicia na apuração de valores, passa pela classificação de êxitos e, por fim, os valores são recalculados conforme as classificações atribuídas.

De acordo a Macdata Tecnologia, especializada em processos de gestão e cálculos na área jurídica, na maioria das vezes, os valores estimados produzem resultados falsos, induzindo a empresa a erros. Para a empresa, a fim de obter um resultado satisfatório com valores para provisionamentos dentro de uma margem de segurança, os cálculos devem ser tratados como se estivessem na fase de liquidação de sentença.

Para otimizar os resultados, a Macdata Tecnologia disponibiliza uma solução com software integrado a serviços, que possibilita atender a área de gestão de riscos jurídicos com eficiência. A operação é executada on-line, com o objetivo de eliminae atrasos e outros problemas inerentes aos meios convencionais, já que o trânsito de informações e documentos é inteiramente digital. Após o cliente cadastrar o processo e a imagem da petição inicial ou decisão, a Macdata, com base na análise dos documentos disponibilizados, solicita ao cliente os dados necessários à execução dos cálculos. Os cálculos são efetuados e os valores disponibilizados para atribuição de risco. O advogado responsável atribui o risco por título em valor ou percentual e o processo é liberado para provisionamento.

A gestão de riscos com provisionamentos corretos melhora sensivelmente a administração dos processos jurídicos em todas as fases, desde possíveis acordos até a liquidação de sentença. Além de refletir positivamente em diversos setores da empresa, principalmente nas áreas contábil e financeira, e nas empresas de capital aberto na relação com seus investidores.

O sistema apoia-se no módulo de gestão de riscos do software Intersap e ao BPO Procalculo de serviços especializados em cálculos judiciais. O software permite a integração com o RH e outros departamentos envolvidos, inclusive escritórios contratados pelo cliente, garantindo eficácia, uma vez que as ações e prazos são controlados pelo sistema. O cliente tem a disposição uma diversidade de filtros e relatórios utilizados para gestão, podendo exportar informações para serem consumidas por outros softwares utilizados.

A Macdata Tecnologia atua na área de cálculos judiciais e gestão jurídica há 25 anos. Foi responsável pelo levantamento de passivo e liquidação de processos em diversas empresas, destacando-se entre elas a Petrobras, Eaton do Brasil, Banco BMC, Votorantim Papel e Celulose, dentre outras.

________