MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Portais dos TJs não possuem consulta processual padrão
Serviço

Portais dos TJs não possuem consulta processual padrão

Além da variedade de sistemas utilizados, escolha dos quesitos de busca é variável entre os sites.

Da Redação

sábado, 29 de setembro de 2012

Atualizado em 26 de setembro de 2012 16:57

Justiça sempre foi sinônimo de volume de informação. Para grande parte das pessoas, falar em processo judicial logo remetia à imagem de pilhas de processo, calhamaços de papel, infinitas páginas inacessíveis.

A informatização dos tribunais e a instauração do processo judicial eletrônico tornaram a consulta mais fácil e ampla. No ano passado, a publicação integral dos processos na internet foi uma das metas determinadas pelo CNJ para 2012. O plano inclui o andamento atualizado e o inteiro teor das decisões.

Nos portais dos TJs brasileiros, a categoria para consulta processual costuma ocupar as áreas superiores ou de destaque das páginas. O acompanhamento processual pode ser acessado tanto pela numeração antiga quanto pelo número unificado CNJ. A usabilidade, no entanto, pode não corresponder à qualidade funcional.

A flexibilidade na hora de digitar o número do processo está na maioria das páginas. Enquanto alguns dão a opção de escolher se a consulta será feita pelo número antigo ou unificado, como os tribunais de MG, RS, MT e RO, outros disponibilizam lacunas para que o número seja digitado especificar se pertence à numeração antiga ou nova, como é o caso dos TJs de GO, DF, SP, PB e PI.

No portal do TJ/AP, a consulta pode ser feita apenas pelo fornecimento da numeração única do CNJ. O sistema, no entanto, permite que seja feita a conversão da numeração antiga para a nova. Na opção Reparar Número Único, um pequeno formulário fornece o novo número, desde que seja informando o antigo número de tombo ou distribuição.

Boa parte dos portais fornece a opção de busca por nome da parte ou nome e número da OAB do advogado. No TJs do PA, RJ e SE, as buscas por nome exigem dados específicos do processo. As informações referem-se à origem, local, ou, no caso do portal do tribunal carioca, a competência, se Trabalhista, Cível, Criminal, etc.

Com relação ao sistema utilizado pelos sites para a busca, um terço utiliza o serviço do E-SAJ. O portal de serviços, que oferece opções de pesquisa por número do processo, nome da parte, nome do advogado e número da OAB, e pede código de verificação, é utilizado pelos tribunais de AC, AL, AM, BA, CE, MS, RN, SC e SP. Dentre os demais, são utilizados sistemas de busca diferenciados, como E-procees, no ES, Jurisconsult, no MA, SISCON, em RR, e e-Proc, no TO.

No TJ/PE, o diferencial se dá por conta das opções de pesquisa mais amplas. É possível que a busca processual de 1º grau seja feita, além das categorias já citadas, pelo nome da mãe ou do pai da parte, pelo CPF/CNPJ da parte, pela certidão de Dívida Ativa ou pelo número dos processos das varas de Execuções Penais.

Alguns portais disponibilizam ainda ao cidadão a realização de buscas rápida, como é o caso do TJ/PR, que possibilita que seja feita a pesquisa sem especificar em que grau, juizado ou turma tramita o processo. Esse tipo de pesquisa, no entanto, é possível apenas pela numeração única de processos.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA