MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Acordo entre Cade e Rede D´Or congela compra de hospitais no DF
Defesa da Concorrência

Acordo entre Cade e Rede D´Or congela compra de hospitais no DF

Operação sob análise do Cade envolve a aquisição, pela Rede D´OR, de participações no capital social da Medgrupo Participações e do Hospital Santa Lúcia.

Da Redação

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Atualizado às 09:25

O plenário do Cade aprovou nesta quarta-feira, 26, na 7ª sessão de Julgamento, despacho do conselheiro Ricardo Ruiz que aceitou proposta da Rede D'Or de APRO - Acordo de Preservação de Reversibilidade da Operação na compra de hospitais do Medgrupo em Brasília.

Pelo acordo, a Rede D'Or se compromete a não praticar qualquer ato que caracterize a consumação da operação sem a prévia anuência do Cade. Com isso, toda a gestão das sociedades e dos ativos permanecerá inalterada, sob o controle de Medgrupo, até análise final do Conselho. Se qualquer das obrigações assumidas no APRO for descumprida, a Rede D'Or pagará a multa, por infração, de R$ 50 milhões, e os seus dirigentes e administradores, de R$ 5 milhões.

A operação sob análise do Cade envolve a aquisição, pela Rede D'OR, de participações no capital social da Medgrupo Participações e do Hospital Santa Lúcia, conforme acordo firmado em 27 de maio de 2012. Por conta da operação, seriam também adquiridas participações nos seguintes hospitais e/ou clínicas: Hospital Santa Lúcia; Hospital Santa Helena; Hospital Prontonorte; Hospital Maria Auxiliadora; Hospital Renascer; Centro Radiológico de Brasília e Centro Radiológico do Gama. Estudos preliminares do Cade indicam que, se concretizada nos termos notificados ao Cade pela compradora, a operação resultaria numa concentração de mais da metade dos leitos hospitalares do DF na mão de um mesmo grupo econômico.

O APRO também impede qualquer tentativa, por parte de Rede D'Or, de alinhar seus negócios com os do Medgrupo. A Rede D'Or se compromete a manter inalteradas as condições de concorrência entre os dois grupos, sendo vedada qualquer forma de cooperação, colaboração ou coordenação entre os dois grupos. Excepcionalmente e limitada à troca de informações que seja estritamente necessária para a consumação da operação, o Conselho autorizou a realização de auditoria contábil, financeira, legal, fiscal, técnica e operacional do negócio e das sociedades.

O acompanhamento das obrigações do APRO será feito por meio da apresentação de relatórios bimestrais com informação sobre o estágio do negócio e eventual proximidade de fechamento, devendo o primeiro relatório ser apresentado em 30 dias a contar da assinatura do Acordo. Outros relatórios poderão ser requisitados pelo CADE, caso se deseje verificar as condições estruturais dos ativos e suas estratégias.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA