MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ volta a discutir se estupro sem lesão corporal grave ou morte é crime hediondo
Jurisprudência

STJ volta a discutir se estupro sem lesão corporal grave ou morte é crime hediondo

Apesar de o STF já ter decidido que todo tipo de estupro é hediondo desde 2001, a divergência continuou entre os juízes.

Da Redação

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Atualizado às 08:20

No último dia 17, o STJ reabriu a discussão sobre se o estupro sem lesão corporal grave ou morte da vítima é um crime hediondo. Apesar de o STF já ter decidido que todo tipo de estupro é hediondo desde 2001, a divergência, segundo reportagem do Estadão, continuou entre os juízes. Caso o STJ entenda que não, os acusados desse delito poderão ter um cumprimento de pena mais leve.

A reportagem ainda aponta que o outro problema, além da divergência de entendimentos, seria a mudança na classificação dos crimes sexuais. Desde 2009, segundo o texto, o atentado violento ao pudor passou a ser considerado estupro, o que mudou a lei de crimes hediondos também. Isso teria levantado a dúvida novamente na Justiça.

De acordo com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que apresentou o recurso a ser julgado pelo STJ, a ação trata de um crime cometido antes de agosto de 2009, quando se alterou a lei. Portanto, a decisão não valeria para os crimes depois dessa data, que seriam hediondos pela regra atual.

Se a decisão do STJ considerar que o estupro não é um crime hediondo, poderá haver um efeito cascata nos demais processos - julgados ou em andamento. Os réus condenados poderão entrar com HCs nas varas de execução criminal onde cumprem a pena ou com recursos no STJ para conseguir uma progressão ao regime aberto mais rapidamente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...