MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Cola eletrônica" não se enquadra em crimes previstos no CP
HC

"Cola eletrônica" não se enquadra em crimes previstos no CP

Rapaz teria se beneficiado de "cola eletrônica" para provimento do cargo de técnico judiciário do TJ/DF.

Da Redação

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atualizado às 09:27

A 3ª turma do TRF da 1ª região concedeu a um rapaz HC ajuizado contra decisão da 10ª vara da Seção Judiciária do DF, que recebeu denúncia contra ele pela suposta prática do crime previsto no art. 171, § 3.º, c/c art. 29, ambos do CP. Segundo a denúncia, o rapaz se teria beneficiado de "cola eletrônica" para provimento do cargo de técnico judiciário do TJ/DF, organizado em 2003 pelo Cespe/UnB.

O rapaz sustenta, no pedido de HC, a atipicidade da conduta praticada, uma vez que o preenchimento de gabaritos de concursos públicos, por meio de "cola", não se enquadra nos crimes de estelionato, falsidade ideológica ou em qualquer outro, "motivo pelo qual a denúncia é inepta".

Os argumentos apresentados pelo rapaz foram aceitos pelo desembargador Federal Cândido Ribeiro, relator. O magistrado citou jurisprudência do STJ no sentido de que "apesar de o paciente ter se utilizado de meios fraudulentos para ser aprovado em concurso público, tal conduta é considerada atípica".

Ainda segundo jurisprudência do STJ, "fraudar vestibular, utilizando-se de cola eletrônica (aparelho transmissor e receptor), malgrado contenha alto grau de reprovação social, ainda não possui em nosso ordenamento penal qualquer norma sancionadora".

Com tais fundamentos, a turma, nos termos do voto do relator, concedeu o HC para trancar a ação penal em trâmite na 10ª vara da Seção Judiciária do DF.

  • Processo: 0051372-03.2012.4.01.0000 / DF

Veja a decisão.

__________

HABEAS CORPUS 0051372-03.2012.4.01.0000/DF

Processo na Origem: 12503920104013400

RELATOR(A): DESEMBARGADOR FEDERAL CÂNDIDO RIBEIRO

IMPETRANTE: MARCIO FERREIRA DA CUNHA

IMPETRADO: JUIZO FEDERAL DA 10A VARA - DF

PACIENTE: R.N.F.

EMENTA

HABEAS CORPUS. FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO. COLA ELETRÔNICA. ATIPICIDADE DE CONDUTA. TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL.

I - Apesar de o paciente ter se utilizado de meios fraudulentos para ser aprovado em concurso público, tal conduta, apesar de reprovável, é considerada atípica. Precedentes do STJ.

II - Ordem que se concede.

ACÓRDÃO

Decide a 3ª Turma do TRF - 1ª Região, por unanimidade, conceder a ordem de habeas corpus, nos termos do voto do Relator.

Brasília, 03 de setembro de 2012.

DESEMBARGADOR FEDERAL CÂNDIDO RIBEIRO

(Relator)