MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fenalaw celebra sucesso do maior evento jurídico da América Latina
Feira

Fenalaw celebra sucesso do maior evento jurídico da América Latina

A feira aconteceu de 16 a 18/10, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP.

Da Redação

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atualizado às 09:13

A Fenalaw 2012 conseguiu em sua nona edição movimentar o Centro de Convenções Frei Caneca, em SP, entre os dias 16 a 18/10, com o registro de 4.000 visitantes.

Segundo Juliana Gregorini Montez, gerente de projetos da Informa Group Latin America/IBC Brasil, empresa organizadora da Fenalaw, ainda leva alguns dias para se consolidar os números do balanço do evento como um todo. No entanto, o que já se pode afirmar é que o saldo foi extremamente positivo e superou as expectativas. "Foram mais de 20 horas de palestras, debates e workshops durante os três dias do congresso, com a participação de setenta palestrantes e um público de cerca de 500 advogados e outros profissionais do universo jurídico", destaca.

Na avaliação da administradora Simone Salomão, uma das fundadoras da Fenalaw juntamente com Anna Luiza Boranga e hoje consultora na área de gestão jurídica pela Totvs, esta edição do evento só merece elogios. "Fiquei impressionada com a qualidade do temário e com o nível das palestras. O mais importante, acredito, é que nos deparamos aqui na feira e nas palestras e debates com um público diferenciado de profissionais bastante qualificados", afirmou.

Sucesso da feira

A área de exposição da Fenalaw 2012 reuniu 70 estandes de fornecedores dos mais variados tipos de produtos e serviços utilizados no mercado de advocacia e em departamentos jurídicos corporativos.

Um dos espaços mais movimentados e procurados pelos visitantes foi o estande Studio Business Store. O grupo gaúcho trabalha com as marcas Studio Law, Studio Fiscal e Studio Brokers no fornecimento de modelos de negócios formatados para contratos de franquias e alianças com advogados e executivos de diversas áreas da advocacia. Para José Francisco Braccini Neto, gestor do grupo, a feira é um sucesso para abertura de novos negócios. "Investimos mais nesta edição do evento e aumentamos nossa equipe de atendimento neste ano, por acreditarmos na Fenalaw como importante oportunidade para gerarmos novos negócios. Sem dúvida, estamos satisfeitos. Expusemos nossas marcas, fechamos contratos, e, melhor, recebemos a cada dia do evento uma centena de pessoas que são exatamente nosso público-alvo, os chamados advogados empreendedores", comentou.

Outro ponto movimentado da feira era o estande da multinacional Thomson Reuters. Além de apresentar as linhas de produtos e serviços inteligentes da Tedesco Tecnologia, FiscoSoft e RT On Line - três empresas da holding focadas no setor de administração legal -, o grupo aproveitou o evento para reforçar entre os clientes e o mercado jurídico a notícia da aquisição, há menos de um mês, da Novaprolink - empresa com mais de 20 mil usuários e líder no segmento de escritórios de advocacia. "É o nosso maior investimento em marketing neste ano", comentou Marcelo Madalozzo, diretor da Legal Software no grupo Thomson Reuters no Brasil. Ele destacou a importância da participação do grupo com seu portfólio de empresas e produtos na Fenalaw lembrando que o "core business da companhia no mundo é o setor jurídico e que o mercado brasileiro é visto como um dos mais interessantes para investimentos em novos produtos".

O principal lançamento da Thomson Reuters na Fenalaw foi o Tedesco Next - produto de TI que consegue organizar o fluxo de informações e solucionar de forma personalizada as demandas existentes em departamentos jurídicos corporativos. Já no estande da Novaprolink, presente na Fenalaw desde a primeira edição, uma das novidades foi a versão para iPad e iPhone do CP-Pro Mobile - software para gerenciamento de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Novidades

A Totvs, empresa com mais de 10 mil usuários no país, mostrou a versão 11 do Sisjuri - software especializado para o setor jurídico, que conta com várias novas funcionalidades para escritórios de todos os portes. Segundo Fred Ferraz, diretor da Kurier e parceiro da Totvs, foi bastante positiva a exposição. "A feira é a melhor oportunidade para reencontrar clientes e abrir novos contatos", disse, acrescentando: "O melhor de tudo é que aqui conheço e converso com advogados ou pessoas certas, que decidem".

Para qualquer visitante do espaçoso estande do Legal Manager era notório o esforço do diretor Cláudio Wilberg para atender pessoalmente os clientes da empresa, usuários cativos ou não do sistema inteligente de gestão para escritórios de advogados. "Considero esta feira uma diversão, além dos aspectos comerciais de interesse no evento. Mais importante é fazer o social", diz Wilberg. Com a voz até rouca de tanta conversa, salientou que nem se importa com os esforços, retorno do investimento ou resultado das vendas na feira. "Penso ser obrigatório ou fundamental estar presente, porque esta é uma feira que atende às necessidades de profissionalização dos escritórios, ou seja, um processo que acompanhamos desde os anos noventa", afirma.

A Verbo Jurídico deu destaque ao lançamento do aplicativo Vade Mecum interativo para tablets e celulares. O diferencial, segundo a empresa, é que a tecnologia do produto permite total interação entre conteúdo e usuário. "Facilita para o advogado a navegação, busca e atualizações de conteúdo, além da vantagem de que não é preciso estar conectado para acessar o conteúdo", garante.

A Preâmbulo Informática, com sede em Curitiba e mais de 20 mil usuários em todo o Brasil, apresentou o sistema CPJ (Controle de Processos Jurídicos), que utiliza a tecnologia GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). "É a sexta vez que participamos desta feira. Para a gente, é importantíssima chance de expor nossa marca, alavancar vendas e parcerias", avalia Cláudio Araújo, diretor da área de sistemas da empresa.

A Scansystem - um dos maiores fornecedores de scanners para escritórios de advocacia do país e expositor da Fenalaw desde a primeira edição da feira - reforçou o lançamento do scanner portátil da Epson DS 30. Segundo a empresa, é a mais nova indicação para o mercado, pela sua praticidade na digitalização de documentos.

Expondo também todos os anos na Fenalaw, a Aurum Software deu destaque à demonstração de seu produto Themis, com funcionalidades que atendem aos mais diversos escritórios de todos os tamanhos.

A empresa AOKI Sistemas, de Campinas, interior paulista, decidiu expor pela primeira vez na Fenalaw para marcar o lançamento do E2ADV. "Valeu participar, pelos contatos e pela oportunidade de mostrar nosso produto", destacou o diretor Osvaldo Aoki. Ele explicou que o E2ADV é uma solução profissional para gestão de processos e escritórios de advocacia que propicia total mobilidade aos advogados no exercício de suas funções, permitindo acesso de terminais Windows e equipamentos móveis como tablets.

_____________