MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Convênios de adesão dos tribunais superiores à AC-JUS e malote digital serão assinados amanhã

Convênios de adesão dos tribunais superiores à AC-JUS e malote digital serão assinados amanhã

Da Redação

quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Atualizado às 10:29


Convênios de adesão dos tribunais superiores à AC-JUS e malote digital serão assinados amanhã

O ato de alteração do Comitê Gestor da Autoridade Certificadora da Justiça (AC-JUS) e o termo de cooperação técnica entre o STF e o CJF para implementação do malote digital serão assinados amanhã, às 15h, no TRF da 2ª Região, no RJ.

Assinam o ato de alteração do Comitê Gestor da AC-JUS os presidentes, ou os seus representantes, do Superior Tribunal de Justiça e Conselho da Justiça Federal, ministro Edson Vidigal; do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça, ministro Nelson Jobim; do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala; do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Velloso; do Superior Tribunal Militar, ministro Max Hoertel; o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro José Arnaldo da Fonseca; e o corregedor do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Rider de Britto. O convênio do malote digital será assinado pelos ministros Edson Vidigal e Nelson Jobim.

A AC-JUS, que no início abrangia o CJF, o STJ, e os cinco Tribunais Regionais Federais, recebeu um pedido de adesão dos demais tribunais superiores. Em sessão do CJF realizada na última segunda-feira, 26/9, foi referendada a alteração da Resolução que institui o Comitê Gestor da AC-JUS, para incluir esses tribunais.

Primeira autoridade certificadora do Poder Judiciário mundial, a AC-JUS é uma autoridade certificadora da Infra-estrutura de Chaves Públicas ICP-Brasil. Sua tecnologia permitirá que sejam criptografados e-mails, documentos e arquivos em meio eletrônico, inclusive processos, certidões e outros expedientes assinados pelos juízes.

O malote digital é um sistema automatizado que permite a troca automática de informações processuais entre os tribunais. Por esse sistema, as informações relativas aos processos que sobem em grau de recurso para o STJ ou para o STF podem ser transferidas automaticamente, reduzindo de 15 dias para apenas 24 horas o tempo necessário à autuação (registro) desses processos. O convênio que será assinado entre o STF e o CJF permite que este último centralize o envio das informações dos cinco Tribunais Regionais Federais e os repasse ao STF. Além disso, viabilizará o envio ao STF das informações relativas aos processos da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, que funciona junto ao CJF.
____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...