MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Fraude de Execução"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Fraude de Execução"

Veja quem ganhou a obra "Fraude na Execução".

Da Redação

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Atualizado em 29 de outubro de 2012 13:45

A obra "Fraude na Execução" (Atlas - 120p.), de Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo, da banca Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados, trata da relevância que a boa ou a má-fé das pessoas envolvidas na aquisição de bens desempenha para a configuração ou não da fraude de execução.

Existem diversos entendimentos tanto doutrinários quanto jurisprudenciais sobre a influência da má-fé para a configuração da fraude de execução. Enquanto alguns entendem que a má-fé das pessoas envolvidas no negócio jurídico é absolutamente irrelevante para a decretação de sua ineficácia por fraude de execução, outros defendem que a má-fé é requisito essencial para a configuração dessa espécie de fraude. Os riscos decorrentes dessa indefinição quanto à matéria são evidentes: insegurança na realização dos negócios jurídicos e excesso de exigências que burocratizam a circulação de bens, sobretudo os de grande valor como os imóveis.

O objetivo deste livro é a apresentação de uma nova hipótese interpretativa que, à luz da história e do regramento atual do instituto, identifique qual a relevância que a boa ou a má-fé desempenham na configuração da fraude de execução. Para atingir esse objetivo, parte-se da análise das hipóteses de fraude de execução previstas na legislação em vigor e do estabelecimento de algumas premissas conceituais necessárias ao desenvolvimento do trabalho.

Em seguida, expõe-se o entendimento atualmente dominante na doutrina e na jurisprudência em relação à matéria, apresentando-se críticas em relação ao mesmo, com base na pesquisa de casos concretos julgados pelo Superior Tribunal de Justiça e na análise histórica do instituto. O trabalho é concluído com a exposição do efeito do reconhecimento da fraude de execução e a sugestão de uma metodologia prática para análise de casos concretos.

A obra é destinada tanto aos profissionais do Direito quanto aos estudantes que buscam profundar-se no estudo da fraude de execução, em especial na relevância que a boa ou a má-fé das pessoas envolvidas na aquisição de bens desempenha para a configuração ou não da fraude de execução.

Sobre o autor :

Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo é advogado, possui graduação em Direito (1998), especialização em direito ambiental (2002), mestrado em Direito Processual (2005), doutorado em Direito Processual (2010). Atualmente, é professor de Direito Processual Civil em cursos de graduação e pós-graduação e monitor voluntário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP - Departamento de Direito Processual. É membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual, da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e do CBAR - Comitê Brasileiro de Arbitragem. Atua como colaborador no sítio eletrônico de divulgação e inclusão jurídica www.direito.folha.com.br. Autor do livro "Embargos de terceiro: legitimidade passiva", desta mesma coleção, publicado pela Editora Atlas.

__________

Ganhador :

Tiago Setti Xavier da Cruz, de Jataí/GO

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...