MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atlético não terá que indenizar jogador que sofreu lesão na coluna
Acidente de trabalho

Atlético não terá que indenizar jogador que sofreu lesão na coluna

Inexiste cláusula penal pela não contratação de seguro desportivo.

Da Redação

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atualizado às 15:41

O Clube Atlético Mineiro não terá de pagar a um jogador, que sofreu lesão na coluna, uma indenização substitutiva por não ter feito seguro contra acidente de trabalho determinado pela lei Pelé. A decisão da 4ª turma do TST reformou a sentença ratificada pelo TRT da 3ª região, que condenou o clube ao pagamento de indenização referente ao valor da remuneração bruta de um ano do jogador.

O zagueiro pernambucano Marcos afirmou que sofreu acidente de trabalho, no qual fraturou a coluna, tornando-se permanentemente incapacitado para desenvolver suas atividades atléticas. Foi quando descobriu que o Clube não havia contratado seguro desportivo, embora tivesse feito seguro de vida para ele. Atualmente o atleta encontra-se em recuperação, sem vínculo de emprego com o clube.

Mas o Atlético alegou que não foi possível a contratação do seguro específico previsto no artigo 45, da lei Pelé (lei 9.615/98) uma vez que o produto não existe no mercado nacional conforme afirmado pelas companhias securitárias consultadas. Segundo o Clube, o jogador foi contratado por um ano e quando da contratação, já sofria de doença degenerativa e congênita, conforme laudo pericial trazido por ele próprio. Como jogava profissionalmente há 17 anos, não seria "possível afirmar qual a contribuição de cada clube no desenvolvimento da enfermidade".

Ao decidir a controvérsia, tanto a 33ª vara do Trabalho de Belo Horizonte/MG, como o TRT da 3ª região entenderam que o jogador tinha razão e condenaram o Atlético Mineiro ao pagamento da indenização. Para os desembargadores, o fato de a doença ser reputada como degenerativa não exclui a possibilidade de ser classificada como doença ocupacional já que "podem ser caracterizadas como doenças do trabalho (origem ocupacional), quando desencadeadas por condições especiais existentes nas atividades e/ou ambientes, de acordo com os conceitos técnicos e legais".

O recurso do Atlético Mineiro chegou ao TST e foi examinado pela 4ª turma, que, por maioria, acolheu os argumentos do Clube para excluir da condenação a indenização. Para a relatora, ministra Maria de Assis Calsing, a decisão do TRT violava o artigo 45 da lei 9.615/98, na medida em que inexiste cláusula penal pela não contratação de seguro desportivo. "Depreende-se da legislação indicada, que a indenização tem finalidade específica de suprir, no caso de ocorrer o infortúnio, o pagamento dos salários ajustados no contrato do atleta, bem como as despesas médico-hospitalares e de medicamentos necessários ao seu restabelecimento", ressaltou a ministra concluindo que a conduta foi praticada pelo Clube que ainda contratou seguro de vida para o atleta.

Fonte: TST

Patrocínio

Patrocínio Migalhas