MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cade aprova criação da primeira empresa brasileira de satélites
Joint venture

Cade aprova criação da primeira empresa brasileira de satélites

Conselho aprovou joint venture entre a Embraer e a Telebrás para a constituição da primeira empresa brasileira de satélites.

Da Redação

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atualizado às 08:39

O Cade aprovou, na sessão de julgamento desta quarta-feira, 31, uma joint venture entre a Embraer e a Telebrás para a constituição da Visiona Tecnologia Espacial S/A, a primeira empresa brasileira de satélites. A Embraer controlará 51% e a Telebrás, 49% do capital social da Visiona.

A operação foi notificada ao Cade em razão do valor do faturamento das empresas. O Plenário entendeu que não há risco concorrencial à operação e que a joint venture é pró-competitiva. A decisão foi pela aprovação sem restrições.

A Visiona poderá atuar no Brasil e no exterior nas atividades de pesquisa, desenvolvimento, fabricação, manutenção, suporte logístico, operação e comercialização de satélites, estações de terra e outros equipamentos e sistemas aeroespaciais.

Em seu voto, o conselheiro relator, Alessandro Octaviani, destacou que a Visiona está inserida no contexto do PNAE - Programa Nacional de Atividades Espaciais, estratégia do Governo Federal para a criação de tecnologia sob domínio nacional para atender às demandas do governo e da sociedade por serviços satelitais.

Segundo Octaviani, a joint venture torna o país apto a produzir e não meramente substituir os atuais satélites por novos produtos importados. "Isso significa maior autonomia tecnológica, econômica, de segurança e cultural". Hoje, todos os 10 satélites geostacionários que o Brasil possui são importados de empresas dos EUA ou da União Européia.

Apesar de ser constituída para fazer a integração do sistema de satélite geoestacionário de defesa e de comunicações estratégicas controlado pelo governo brasileiro, não há qualquer garantia de contratos futuros com o governo. Para tanto, a empresa deverá concorrer com todos os demais players internacionais que atualmente atendem à demanda brasileira e que permanecerão como alternativas após o início das operações da Visiona.

A indústria espacial mundial movimentou cerca de US$ 289 bilhões em 2011, enquanto no Brasil a movimentação anual é de menos de US$ 1 bilhão. No entanto, estima-se um crescimento do setor no país, uma vez que no ano passado houve um aumento de 20% de gastos governamentais relacionados à industria espacial brasileira.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA