MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sociedade de advogados deve cumprir convenção coletiva
Multa

Sociedade de advogados deve cumprir convenção coletiva

Empresa de assessoria tributária foi condenada a pagar multa pela não entrega das RAIS - Relação Anual de Informações Sociais no prazo estipulado.

Da Redação

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atualizado às 09:42

A 5ª turma do TRT da 3ª região decidiu que a obrigação das sociedades de advogados em efetuar contribuições para a OAB não significa que elas não tenham que observar as convenções coletivas do sindicato que representa a categoria de seus empregados. A turma deu provimento a recurso de um sindicato para condenar uma empresa de assessoria tributária ao pagamento de multa.

A decisão considerou que a empresa ré não entregou as RAIS - Relação Anual de Informações Sociais dos anos de 2006 a 2010, no prazo previsto em cláusula da convenção coletiva de trabalho, aplicável aos seus empregados.

Segundo o juiz convocado Maurílio Brasil, o sindicato dos trabalhadores em empresas de assessoramento, pesquisas, perícias e informações no estado de MG propôs ação de cobrança de multa contra a ré, pela não entrega das RAIS, sob a alegação de que a sociedade possui como objeto social atividades que determinam o enquadramento de seus empregados na categorial profissional da qual é representante.

De acordo com o TRT, a reclamada tem como objeto social a prestação de serviços advocatícios. O parágrafo 2º do artigo 581 da CLT estabelece que a atividade preponderante da empresa é a que predomina no exercício das funções. Já o artigo 579, também da CLT, dispõe que o enquadramento sindical é definido pela atividade principal do empregador, que, no caso, não se inclui na representatividade da entidade sindical autora.

Para Brasil, no caso dos autos, "é fato incontroverso que a requerida possui como objeto social a prestação de serviços advocatícios, desempenhando atividade econômica que possui regramento próprio, não estando representada por qualquer sindicato e sim pela OAB".

O que o sindicato pretende, contudo, é que a sociedade cumpra as convenções coletivas da categoria profissional de seus empregados. Na visão do magistrado, a representatividade da entidade sindical ficou comprovada, pois consta em seu estatuto social que o sindicato representa as empresas de auditoria, perícias técnicas, econômicas e contábeis, consultoria e assistência jurídica.

Com esses fundamentos, o juiz convocado reformou a decisão de 1º grau e condenou a reclamada a pagar multa pela não entrega das RAIS no prazo estipulado em convenção coletiva, no que foi acompanhado pela turma julgadora.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...