MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/SP encaminha propostas para novo decreto de indulto
Benefício

MP/SP encaminha propostas para novo decreto de indulto

Previsão é de que 4,5 mil pessoas ganhem a liberdade ao longo de 2013, em razão do indulto.

Da Redação

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atualizado às 08:30

O MP/SP encaminhou nesta segunda-feira, 5, uma série de propostas para o MJ relativas ao novo decreto de Indulto e Comutação, que será editado pela presidente Dilma Roussef.

As propostas foram elaboradas pelos Promotores de Justiça do CAOCrim - Centro de Apoio Operacional Criminal e das Execuções Criminais da capital após reunião realizada no dia 26/10 com o ministro José Eduardo Cardozo. Na ocasião, ficou acertado que o MP enviaria novas propostas para a elaboração do Decreto.

Os membros do MP entendem que o novo decreto apresenta algumas falhas, entre elas, a desconsideração da falta grave como motivo para interromper a contagem do prazo objetivo para a concessão dos benefícios de indulto ou comutação. Outros aspectos controversos apontados pelos Promotores é a ausência do requisito subjetivo para a análise dos benefícios; a falta de prazo de prova para a extinção da pena; e medida de segurança concedida aos pacientes em tratamento, independentemente da cessação de periculosidade.

Todo final de ano, a presidência da República publica um decreto concedendo o perdão total ou parcial das penas (indulto ou comutação). Os critérios para definir o perfil dos presos a serem beneficiados começam a ser elaborados a partir de consultas a diversas Instituições. A previsão é de que cerca de 4,5 mil pessoas ganhem a liberdade ao longo de 2013, em razão do indulto.

Ao recebê-lo, o sentenciado tem a pena declarada extinta ou reduzida. Já a saída temporária - prevista na lei de Execuções Penais - é autorizada pelo juiz para os presos do regime semi-aberto em casos específicos, inclusive por ocasião do Natal. A saída temporária não pode ser superior a sete dias, mas é possível renovação por quatro vezes durante o ano. O juiz pode definir que haja monitoração eletrônica, o que já é praticado em alguns Estados.

_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...