MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Recurso adesivo pode discutir honorários fixados abaixo do valor pedido
STJ

Recurso adesivo pode discutir honorários fixados abaixo do valor pedido

Decisão é da ministra Nancy Andrighi, do STJ.

Da Redação

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Atualizado às 09:15

A ministra Nancy Andrighi, do STJ, anulou capítulo de acórdão do TJ/AP que não reconheceu recurso adesivo com objetivo rever valor dos honorários.

De acordo com decisão da ministra, o Tribunal contrariou a jurisprudência da Corte Superior que entende ser possível a interposição do recurso adesivo para discutir os honorários fixados abaixo do valor pedido.

O REsp foi interposto pelo escritório Porpino Nunes Advogados Associados.

  • Processo relacionado: REsp 1.325.769

Veja abaixo a íntegra da decisão.

______

Superior Tribunal de Justiça

RECURSO ESPECIAL Nº 1.325.769 - AP (2012/0109939-6)
RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI
RECORRENTE : PRIMEIRO OFÍCIO DE NOTAS E REGISTROS DA COMARCA DE MACAPÁ
ADVOGADO : MARCELO PORPINO NUNES
RECORRIDO : SUL AMÉRICA - COMPANHIA NACIONAL DE SEGUROS
ADVOGADO : MARCELO DAVOLI LOPES E OUTRO(S)

EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE. NÃO INDICAÇÃO. SÚMULA 284/STF. RECURSO ADESIVO. MAJORAÇÃO DA VERBA HONORÁRIA PELO RÉU VENCEDOR

- A ausência de expressa indicação de obscuridade, omissão ou contradição nas razões recursais enseja o não conhecimento do recurso especial.

- É possível a interposição de recurso adesivo com a finalidade única de majoração do valor fixado a título de verba honorária.

- Recurso especial parcialmente conhecido e, nesta parte, provido.

DECISÃO

Cuida-se de recurso especial interposto por PRIMEIRO OFÍCIO DE NOTAS E REGISTROS DA COMARCA DE MACAPÁ, com fundamento na alínea "a" do permissivo constitucional.

Ação: cautelar de protesto, ajuizada pela SUL AMÉRICA - COMPANHIA NACIONAL DE SEGUROS, em face da recorrente, na qual requer a sustação de títulos, tendo em vista a quitação.

Sentença: julgou extinto o processo, sem resolução do mérito, por reconhecer a ilegitimidade passiva.

Acórdão: não conheceu do recurso adesivo interposto pela recorrente, em virtude da ausência de sucumbência recíproca a autorizar a sua interposição. Embargos de declaração: interpostos pela recorrente, foram rejeitados. Recurso especial: alega violação dos arts. 535 e 500 do CPC. Sustenta que é possível a interposição do recurso adesivo para discutir os honorários fixados abaixo do valor pedido.

Relatado o processo, decide-se.

- Da violação do art. 535 do CPC

A ausência de expressa indicação de obscuridade, omissão ou contradição nas razões recursais enseja o não conhecimento do recurso especial. Aplica-se, neste caso, a Súmula 284/STF.

- Da Súmula 83/STJ

O TJ/AP, ao não conhecer do recurso adesivo, contrariou o entendimento do STJ no sentido de que é possível a interposição de recurso adesivo com a finalidade única de majoração do valor fixado a título de verba honorária (AgRg no REsp 1040312/RS, 3ª Turma, Rel. Min. Sidnei Beneti, DJe 11/09/2008; REsp 1056985/RS, 4ª Turma, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, DJe 29/09/2008).

Logo, o acórdão recorrido merece reforma.

Forte nessas razões, CONHEÇO PARCIALMENTE do recurso especial e, nesta parte, DOU-LHE PROVIMENTO para anular o capítulo do acórdão que não conheceu da apelação adesiva e determinar a remessa dos autos ao Tribunal de origempara que seja apreciado o recurso adesivo interposto pelo recorrente.

Publique-se. Intimem-se.

Brasília (DF), 30 de outubro de 2012.

MINISTRA NANCY ANDRIGHI

Relatora

___________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...