MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "As Astreintes"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "As Astreintes"

Veja quem ganhou a obra "As Astreintes".

Da Redação

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atualizado em 20 de novembro de 2012 08:55

Na obra "As Astreintes" (Arraes Editores - 167p.), o autor André Bragança Brant Vilanova realiza estudo das astreintes destinado a examinar a sua aplicação no Processo Civil brasileiro.

"Contudo, este trabalho se contenta com pequena migalha desse profundo fosso que necessita ser solucionado, qual seja a aplicação democrática de um dos vários institutos procedimentais tradicionais elaborados para implementação em Estados Liberais ou Sociais. Assim, buscou-se incluir as astreintes, uma modalidade francesa de efetivação da decisão jurisdicional (adotada em nosso ordenamento jurídico), no Processo Constitucional Democrático. Como tudo o mais que precisa ser reconstruído sob o prisma das teorias democráticas de processo (estruturalista, constitucionalista, neoinstitucionalista), esse instituto, da maneira como aqui é tratado, tem o propósito de promover decisões juridificantes. Estas, se devidamente apreciadas, denotarão a total necessidade de observância ilimitada aos princípios e garantias formadores do processo, em especial acerca da decisão que fixa o objeto e o valor da astreinte aplicada ao procedimento jurisdicional como uma sanção e a sua relação com os princípios diretivos da função jurisdicional.

Observa-se, além disso, que o trabalho não prega qualquer novidade ao realizar uma incursão no Direito Comparado, em especial nos países da Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). No entanto, a aplicação desse instituto jurídico precisa atuar na atividade jurisdicional da forma com a qual se encontra amparado na Constituição.

Igualmente, o trabalho tem como questão crucial a crítica à aplicação da multa diária (ou periódica, como defendem alguns) nas ditas "tutelas inibitórias antecipadas". Além disso, não esquece a cominação da multa na sentença, nas execuções de título extrajudicial das obrigações de entregar, fazer e não fazer e, em todas as hipóteses, em que não há contraditório específico sobre a sua fixação, bem como total momento procedimental, tal como a antecipação de tutela recursal
". O autor

Sobre o autor :

André Bragança Brant Vilanova é mestre em Direito Processual pela PUC/Minas. Professor da PUC/Minas. Advogado.

__________

Ganhadora :

Livia Mendes Frota, de Goiânia/GO

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...