MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Suspenso sequestro de rendas de autarquia de água e esgoto de Guarulhos
Precatórios

Suspenso sequestro de rendas de autarquia de água e esgoto de Guarulhos

Órgão Especial do TJ/SP suspendeu liminar concedida em favor da SABESP.

Da Redação

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Atualizado às 08:16

Foi suspenso, pelo Órgão Especial do TJ/SP, o sequestro de rendas em precatório do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos no valor de R$ 300 milhões. O agravo regimental foi interposto pela empresa contra a decisão liminar concedida em MS da SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

De acordo com a decisão, o serviço de água e esgoto de Guarulhos argumenta não ser cabível tal provimento judicial uma vez que existe decisão do STF (AI 685.382) reconhecendo que a execução contra a Fazenda Pública pressupõe decisão judicial transitada em julgado. Ainda de acordo com a decisão, há julgamento do STJ (REsp 1.202.305) reduzindo a verba honorária de 20 para 1% sobre o valor do crédito.

A autarquia municipal agravante argumenta ainda que já depositou duas grandes parcelas da dívida questionada nos autos, em 2007 e 2008. Para o SAAE, a superveniência da EC 62/09 impede o prosseguimento do sequestro e a subsistência da liminar lhe causa grave dano, comprometendo grande parte de seu orçamento.

O relator designado desembargador Paulo Dimas Mascaretti afirmou que, nesse passo, "estamos efetivamente diante de situação peculiar, em que decisão emanada da Suprema Corte assentou, no caso vertente, a inadequação da execução provisória, não induzindo a pendência de recurso de embargos de declaração interposto pela SABESP, à desconsideração do óbice anotado, até porque os embargos de declaração comumente não ostentam efeito modificativo".

Por maioria, o Órgão Especial entendeu ser necessária a suspensão do sequestro de rendas "para verificação do débito pendente a esta altura, haja vista os depósitos efetuados e a redução do valor da verba honorária já determinada em sede de recurso especial".

O SAAE foi representado pela advogada Evane Beiguelman Kramer, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

Veja a íntegra da decisão.

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...