MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU apresenta resultados do plano de redução de litígios no STJ
Judiciário

AGU apresenta resultados do plano de redução de litígios no STJ

Em cinco meses AGU desistiu de cerca de 1.500 recursos.

Da Redação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Atualizado às 09:17

"Nos recursos interpostos pela União, 84% dos acórdãos proferidos pelo STJ em 2010 e 2011 lhe foram desfavoráveis, sendo que, destes, merecem destaque especial os agravos regimentais, cujo índice de insucesso chegou a preocupantes 96%." Com esse fundamento, a PGU - Procuradoria-Geral da União elaborou um programa de redução de litígios e de aperfeiçoamento da defesa judicial da União junto ao STJ, cujos resultados foram apresentados ao presidente da Corte, ministro Felix Fischer, na tarde desta terça-feira, 4.

Segundo o procurador-geral da União, Paulo Henrique Kuhn, o prolongamento da tramitação de recursos "sabidamente inviáveis", além de contribuir para o estrangulamento do Poder Judiciário e para o aumento do custo do funcionamento da máquina judiciária e da própria AGU, compromete a credibilidade da União perante a Justiça.

"Ademais, impede que a AGU concentre seus esforços no aperfeiçoamento das teses de defesa da União nas ações classificadas como relevantes", completou Kuhn.

Ele afirmou que, durante os últimos cinco meses, a PGU desistiu de cerca de 1.500 recursos e também se absteve de recorrer em processos, evitando que o STJ proferisse cerca de 2.204 decisões. "Foram escolhidos sete temas processuais e sete temas de direito material, com a produção de pareceres internos aprovados pelo advogado-geral da União, que permitiram não recorrer em determinadas matérias e também desistir de recursos nestas mesmas matérias", disse o procurador-geral da União.

Mudança de paradigma

De acordo com Kuhn, a importância do programa está na mudança de paradigma, uma vez que a União, antes, tinha o hábito de recorrer de todas as decisões desfavoráveis e isso acabava por gerar uma demanda desnecessária para a própria AGU e também para o STJ.

"A partir do momento em que nós identificamos que tínhamos um percentual muito grande de julgamentos improcedentes em determinadas matérias - que a jurisprudência do STJ já estava consolidada -, começamos a fazer um trabalho de otimização, principalmente nos agravos regimentais e nos recursos especiais", disse Kuhn.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas