MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Suspensas demissões sem justa causa de funcionários do Santander
Liminar

Suspensas demissões sem justa causa de funcionários do Santander

Banco havia demitido cerca de mil empregados por causa da crise que atinge a Europa.

Da Redação

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Atualizado às 09:02

A desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, do TRT da 2ª região, concedeu nesta quinta-feira, 6, uma liminar suspendendo as demissões sem justa causa ainda não homologadas de funcionários do Santander. A decisão atende a um pedido do sindicado da categoria, que teme uma demissão em massa de trabalhadores.

O banco havia demitido cerca de mil empregados como parte de uma reestruturação organizacional motivada pela crise econômica que atinge a Europa, especialmente a Espanha, sede da instituição financeira.

Em nota emitida ontem à imprensa, o Santander chama a atenção para o fato de que o banco emprega 55 mil pessoas e que, portanto, os funcionários demitidos representam aproximadamente 2% de sua força de trabalho.

Veja a íntegra da nota.

____________

Esta semana o Santander realizou algumas mudanças organizacionais que levaram a uma redução de cerca de 1000 pessoas de seu quadro de funcionários. Considerando que o banco emprega 55.000 pessoas, essa redução representa aproximadamente 2% de sua força de trabalho.

Essas mudanças organizacionais visam preparar o banco para acompanhar o processo de transformação do sistema financeiro nacional e à nova realidade de competitividade da indústria.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que inclui a capital e a região metropolitana de São Paulo, atendendo solicitação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, realizou audiência na tarde de hoje entre as partes. Nova audiência será realizada na próxima terça-feira, 11 de dezembro.

O Santander, além de seguir rigorosamente todas as previsões legais, está implementando um programa de apoio aos funcionários desligados, facilitando o processo de recolocação no mercado.

O Santander reafirma seu compromisso de crescimento e seu apoio ao desenvolvimento do Brasil.