MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MJ instaura processo administrativo contra TAM
Prática abusiva

MJ instaura processo administrativo contra TAM

Abertura do processo administrativo está publicada no DOU desta sexta-feira, 7.

Da Redação

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Atualizado às 15:54

A Secretaria Nacional do Consumidor do MJ instaurou processo administrativo contra a TAM por indícios de prática abusiva. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do órgão suspeita que a companhia aérea exige de seus clientes a assinatura de termo que isenta a empresa da responsabilidade de possíveis danos nas bagagens rotuladas como frágeis.

Segundo o diretor do DPDC, Amaury Oliva, "a empresa aérea não tem o direito de exigir a assinatura de qualquer termo que isente sua responsabilidade. É dever do fornecedor prevenir e reparar todos os danos causados ao consumidor".

A TAM tem dez dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar defesa. Se for constatada infração, poderá ser multada em até R$ 6,2 mi, de acordo com o CDC.

Veja o despacho de abertura do processo administrativo no DOU desta sexta-feira, 7.

___________

Nº 21 - Referencia: Averiguação Preliminar nº 08012.006239/2009-11. Representante: DPDC - Ex-Officio. Representado: Tam Linhas Aéreas S.A. Assunto: Prática abusiva.

Adoto Nota Técnica nº 170/2012 CGCTPA/DPDC/Senacon/MJ. Ante os indícios de infração ao disposto nos arts. 4º, caput, incisos I e III; art. 6º, incisos IV e VI; art. 39, inciso V; art. 51, incisos I e IV, todos do Código de Defesa do Consumidor, nos termos do art. 50 da Lei n.º 9.784/99, acolho a nota técnica elaborada pela Coordenação-Geral de Consultoria Técnica e Processos Administrativos (CGCTPA), (fls.), cujo relatório e fundamentação passam a fazer parte integrante da presente decisão e determino, assim, a instauração de processo administrativo no âmbito deste Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, notificando-se a TAM Linhas Aéreas S.A., para apresentar defesa, na forma disposto nos arts. 42 e 44 do Decreto n.º 2.181 de 20 de março de 1997, alterado pelo Decreto n.º 7.738 de 28 de maio de 2012.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA