MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/SP recomenda à TV Globo que esclareça mães sobre período de amamentação
Imprensa

MPF/SP recomenda à TV Globo que esclareça mães sobre período de amamentação

Quadro exibido no "Programa Mais Você" orientou o desmame a partir do momento em que a criança começa a andar.

Da Redação

sábado, 8 de dezembro de 2012

Atualizado às 08:37

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo recomendou à TV Globo que faça um esclarecimento em rede nacional para informar que o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam o aleitamento materno até "dois anos ou mais".

A veiculação servirá para corrigir um erro de informação transmitido no último dia 3 de dezembro pelo "Programa Mais Você", da apresentadora Ana Maria Braga. Num dos quadros do programa, chamado "Game Hipoglós Amêndoas", o educador Marcelo Bueno orientou as mães a promover o desmame de seus filhos a partir do momento em que começarem a andar.

A recomendação, endereçada ao diretor-geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, estabelece prazo de três dias para que a informação correta seja veiculada no programa "Mais Você" com o mesmo tempo de duração (9 minutos e 41 segundos) que durou o quadro.

O esclarecimento deve ser feito, de preferência, "com entrevista de profissional especializado em aleitamento materno ou com a retratação do educador Marcelo Bueno, que manifestou a informação prejudicial à saúde das crianças".

O documento determina, também, que as mães participantes do reality show sejam informadas sobre o equívoco e que tal esclarecimento seja veiculado no programa de Ana Maria Braga.

Segundo a recomendação, assinada pelo procurador regional dos direitos do cidadão Jefferson Aparecido Dias e pelas procuradoras da República Ana Previtalli e Luciana Costa Pinto, a publicação oficial do Ministério da Saúde "Dez passos para uma alimentação saudável - guia alimentar para crianças menores de dois anos" preconiza a amamentação "até dois anos ou mais". A mesma recomendação é feita pela OMS e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

"O programa fez recomendações contrariando todas essas diretrizes, em detrimento da saúde e bem estar das crianças participantes do programa e de todos os telespectadores que receberam a informação", afirma o documento expedido nesta sexta-feira, 7 de dezembro.

Os procuradores lembraram que compete aos meios de comunicação, serviço público concedido pelo Estado, "esclarecer a população a respeito de assuntos de interesse público", além de "não contribuir para a formação de uma cultura prejudicial e errônea".

O documento reconhece a preocupação demonstrada pela TV Globo em promover "a difusão de conhecimento, a transmissão de mensagens socioeducativas e o incentivo ao debate e à mudança de comportamentos", conforme informações extraídas de sua página na internet.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA