MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. GO não poderá cobrar ICMS de empresa em compras online
Decisão

GO não poderá cobrar ICMS de empresa em compras online

Protocolo ICMS 21/11 viola a reserva senatorial para fixação de alíquotas, insculpida no artigo 155, § 2º, IV, da CF/88.

Da Redação

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atualizado às 08:50

A Corte Especial do TJ/GO determinou que o Estado de GO se abstivesse de exigir da Ampla Produtos em Comunicação Visual Ltda., do PR, o recolhimento do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em compras feitas pela internet.

A empresa insurgiu-se contra a cobrança do tributo nos moldes do protocolo ICMS 21/11, regulamentado pelo decreto estadual 7.303/11, que exige o pagamento de parcela do ICMS a favor da unidade federada de destino de mercadoria ou bem adquirido de forma não presencial (por meio de internet, telemarketing ou showroom) em operação interestadual.

Segundo o desembargador Alan Sebastião de Sena Conceição, relator, a CF/88, em seu artigo 155, § 2º, VII, 'b', diz que, caso o destinatário da mercadoria não seja contribuinte, o ICMS caberá integralmente ao Estado de origem, devendo ser calculado pela alíquota interna.

"Eventual adequação da norma constitucional pressupõe uma Emenda Constitucional, e não uma simples deliberação de Estados interessados por meio de convênios ou acordos", afirmou o magistrado.

O desembargador lembrou que tramita no Congresso a PEC 227/08, que altera o sistema tributário nacional quanto às operações interestaduais de comércio eletrônico, e que o protocolo ICMS 21/11 é objeto da ADIn 4.628.

O relator também destacou que o STF, por meio da ADIn 4.705, "já se posicionou sobre a questão, ao afirmar que o Confaz e os Estados membros não podem substituir a legitimidade democrática da Assembleia Constituinte, nem do constituinte derivado, na fixação da 'regra de origem' imposta no artigo 155, § 2º, II, 'b', da Constituição Federal".

  • Processo: 201194762590

Veja a íntegra da decisão.

____________

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...