MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Artigo de professor do Ibmec/SP é premiado pela ANPAD

Artigo de professor do Ibmec/SP é premiado pela ANPAD

Da Redação

quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Atualizado em 5 de outubro de 2005 14:53


Artigo de professor do Ibmec/SP é premiado pela ANPAD

O artigo do professor Sérgio Lazzarini, do Ibmec/SP, intitulado "Mudar Tudo para Não Mudar Nada: Analisando a Dinâmica de Redes de Proprietários no Brasil como Mundos Pequenos", recebeu o prêmio ANPAD 2005, organizado pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, na categoria Estratégia em Organizações.

O prêmio foi concedido durante o XXIX Encontro da ANPAD, realizado em Brasília (DF), de 17 a 21/9 de 2005. O artigo é resultado de um estudo parcialmente financiado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Ibmec São Paulo, também divulgado como "Donos do Brasil", que revelou as relações societárias entre empresas e quais seus maiores acionistas.

O levantamento reuniu dados de 640 empresas, no período de 1995 a 2004, e foi feito em parceria com instituições dos Estados Unidos, França, Espanha e Itália. Os principais resultados indicam que, a despeito dos eventos de privatização e entrada de capitais estrangeiros na década de 90, o governo federal (notadamente, via BNDESPar) e fundos de pensão de estatais ainda são os proprietários com maior penetração na economia. Tais atores agiram estrategicamente tentando preservar posições em diversas empresas que foram privatizadas ou colocadas à venda.

O artigo "Mudar Tudo para Não Mudar Nada: Analisando a Dinâmica de Redes de Proprietários no Brasil como Mundos Pequenos" está disponível no site do Centro de Pesquisas em Estratégia do Ibmec São Paulo. Clique aqui.


_________________







___________