MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Senado aprova MP que permite intervenção da União no setor elétrico
Projeto

Senado aprova MP que permite intervenção da União no setor elétrico

Ações ocorrerão em caso de serviços não satisfatórios, cuja avaliação caberá à Agência Nacional de Energia Elétrica.

Da Redação

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atualizado às 15:43

Foi aprovada pelo Senado a MP 577/12, que regulamenta a intervenção da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica em distribuidoras de energia com dificuldades de manter o serviço. A maior parte das mudanças está ligada à legislação tributária. O texto segue agora para sanção dilmal.

O texto original da MP recebeu várias mudanças, transformando-se no PLV 29/12. De acordo com ele, as ações ocorrerão em caso de prestação de serviços não satisfatória por parte da concessionária. As intervenções podem incluir contratação de pessoal para manter a qualidade do serviço até que seja feita nova licitação.

O senador Romero Jucá (PMDB/RR), relator da matéria, inclui no novo projeto itens que não constavam na MP enviada pelo Executivo ao Congresso. Dentre eles, o aumento do valor de referência dos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida de R$ 85 mil para R$ 100 mil e a renovação de prazo até dezembro de 2015 para instalação de ZPEs - Zonas de Processamento de Exportação.

Um dia após a publicação da MP em 30 de agosto, a Aneel aprovou a intervenção na Cemat - Centrais Elétricas Mato-Grossenses, na Celtins - Companhia Elétrica do Estado do Tocantins, na Enersul - Empresa Energética de Mato Grosso do Sul, na Força e Luz do Oeste, no PR, na CNEE - Companhia Nacional de Energia Elétrica, na EEB - Empresa Elétrica Bragantina, na Caiuá e Vale Paranapanema, no Estado de SP. As oito empresas são controladas pelo Grupo Rede Energia.