MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pesquisa do CEDES sobre Defesa da Concorrência poderá ser usada como referência para guia do Cade
Referência

Pesquisa do CEDES sobre Defesa da Concorrência poderá ser usada como referência para guia do Cade

O CEDES lançou no último dia 6, em Brasília/DF, um estudo inédito a respeito das "Restrições Verticais na Defesa da Concorrência" no Brasil.

Da Redação

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Atualizado em 19 de dezembro de 2012 13:28

O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social lançou no último dia 6, em Brasília/DF, um estudo inédito a respeito das "Restrições Verticais na Defesa da Concorrência" no Brasil. A apresentação fez parte da programação do Seminário Científico sobre Direito Concorrencial, que reuniu especialistas nacionais e estrangeiros. O seminário contou com a presença do presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Vinicius Marques de Carvalho, que disse que a pesquisa do CEDES pode ser usada como referência no Guia que o Conselho deve lançar no próximo ano. "O Cade tem uma agenda de guias a ser implementada, que deve ir para consulta pública no início do próximo ano. Vamos lançar o guia de concentração horizontal, em seguida o de concentração vertical e, depois, o guia de restrições verticais. O debate do CEDES é muito importante. Já que o órgão da defesa da concorrência se autoimpôs a missão de elaborar guias, o debate do CEDES, com um maior aprofundamento, pode trazer um produto muito importante no momento em que o Cade for discutir esse guia", disse o presidente.

O estudo foi apresentado por Damien Geradin, professor de Direito Concorrencial e Econômico da Universidade de Tiburg (Holanda), e por Caio Mário da Silva Pereira Neto, professor de Direito Econômico da Fundação Getúlio Vargas. O levantamento tem como objetivo principal explicar como determinados tipos de contratos entre um fornecedor que detêm ampla participação no mercado e seus clientes são avaliados pelas autoridades de defesa da concorrência no Brasil e na União Europeia.

Um dos pontos destacados por Damien Geradin diz respeito à evolução do pensamento econômico com relação às restrições verticais. Ele lembrou que na primeira parte do século XX os economistas presumiram que ao uma venda casada de dois produtos, o fornecedor dominante poderia lucrar com dois monopólios, ao invés de apenas um, levando a sua consideração como conduta ilegal. Geradin destacou, ainda, como o pensamento econômico sobre restrições verticais evoluiu nas últimas décadas e atualmente traz uma percepção muito mais balanceada dos efeitos pró e anticompetitivos, admitindo que a venda casada pode ser eficiente em diversas situações.

No que tange ao Brasil, a pesquisa usou como base casos de 2000 até 2012, utilizando o período inicial da lei 8.884/1984. De acordo com Caio Mário Neto, foram avaliados cerca de 115 casos sobre três condutas: acordos de exclusividade, descontos condicionados e venda casada, sendo 80 casos de exclusividade, pouquíssimos casos de descontos condicionados (que não chegaram a 10) e cerca de 30 casos de venda casada julgados nesse período. "Isso mostra o reflexo do que foi prioridade das autoridades, que foi o combate aos cartéis. E não estamos tão preocupados em saber quantos casos foram condenados ou não. O mais importante é saber qual é a metodologia de análise que o Cade e as autoridades brasileiras estão usando para separar as restrições verticais consideradas anticompetitivas e as não anticompetitivas", ressaltou.

O estudo identificou que as autoridades adotam geralmente uma abordagem baseada na análise de efeitos das condutas verticais sobre a competição. No entanto, foi identificado que há uma oscilação muito significativa no padrão de provas utilizado e na forma como esta análise se dá caso a caso. Isso levou a uma certa inconsistência na jurisprudência do Cade sobre o assunto na última década.

O professor Caio Mário Pereira Neto explicou que a questão está na forma de avaliação do fechamento do mercado, que, muitas vezes é feito de forma vaga, sem muitos detalhes. "Existem vários casos em que as autoridades brasileiras não avaliaram se o nível de fechamento de mercado é substancial. A jurisprudência americana cita que o fechamento de mercado abaixo de 40% é considerado, em geral, lícito".

Finalmente, o professor Geradin fez uma detalhada análise da metodologia utilizada na avaliação de restrições verticais na Europa e expôs certos critérios de avaliação de efeitos anticompetitivos que podem ser úteis para o Brasil.

Descontos Condicionados

O estudo aponta ainda que no caso dos descontos condicionados, estes são similares a condições de exclusividade mais leves, em que a empresa tem a alternativa de comprar também de outro fornecedor. Apesar de existirem muitas definições de descontos condicionados, o estudo do CEDES considera como tais aqueles descontos concedidos pelo fornecedor a seus clientes ou distribuidores/varejistas, desde que suas compras ou vendas atinjam ou excedam certos limiares formulados em termos de metas de volume, porcentagens dos pedidos totais ou aumento das compras.

Venda casada

O levantamento do CEDES mostra que a maior parte das análises de casos de venda casada julgadas pelo Cade foi arquivada. A venda casada é prática comum, usada tanto por empresas dominantes como não dominantes do mercado para oferecer produtos ou serviços melhores, mais baratos e mais convenientes. Caio Mário Pereira Neto esclarece que quase 70% dos casos são arquivados em etapas preliminares, ou seja, "as decisões nem chegaram a analisar se haveria efeitos líquidos anticompetitivos nesses casos".

O presidente do CEDES, João Grandino Rodas disse que a pesquisa proporciona um passo importante para todo o trabalho que a entidade vem desenvolvendo e que em breve, o material será publicado no formato de livro para acesso de todos.

________________