MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Chalréo preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ
OAB/RJ

Chalréo preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ

Advogado dará continuidade a trabalho realizado na Comissão da Verdade da seccional.

Da Redação

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Atualizado às 07:50

Marcelo Feijó Chalréo é o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ. O advogado, que era vice-presidente da mesma comissão na gestão de Wadih Damous, foi um dos incentivadores da criação da Comissão da Verdade no âmbito interno da entidade, para investigar o papel da Justiça Militar na ditadura.

Chalréo disse que, como presidente, pretende dar continuidade ao trabalho da sua antecessora, Margarida Pressburger, e equipe, apenas aprofundando alguns temas e aprimorando outros, de acordo com a direção da nova presidência da entidade, hoje a cargo do advogado Felipe Santa Cruz, filho do desaparecido político Fernando Santa Cruz.

Esta Comissão que colabora e trabalha em cooperação com a Comissão Nacional da Verdade já ouviu ex-presos políticos e os advogados que os defenderam na época e, sem a pretensão de construir um acervo para uso próprio ou de se sobrepor à CNV, pretende reunir relatos voltados ao papel de juízes e promotores da Justiça Militar nos julgamentos de presos políticos durante a ditadura.

As informações coletadas estão sendo repassadas à Brasília. "Nós estamos listando, no âmbito do Estado do Rio, os casos mais marcantes de abusos da Justiça Militar e organizando entrevistas para nos informar detalhadamente a respeito", explicou Marcelo Chalréo.

Outra linha de ação da Comissão da Verdade da OAB/RJ é a campanha pelo tombamento dos centros de tortura, que seriam transformados em centros da memória. As ações prioritárias são no DOI-Codi, que funcionava no quartel da Polícia do Exército da Rua Barão de Mesquita, Tijuca; na sede do antigo Dops, na rua da Relação, na Lapa; e na Casa da Morte, em Petrópolis.

_________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.