MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Perspectivas de investimentos nos escritórios em 2013
Entrevista

Perspectivas de investimentos nos escritórios em 2013

PIB deve crescer 3,2% este ano.

Da Redação

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Atualizado em 14 de janeiro de 2013 08:25

Em 2012, a expansão do PIB no Brasil ficou em 1%. Espera-se que em 2013 a economia seja melhor, embora sem grandes expectativas. As perspectivas de crescimento do PIB para este ano giram em torno de 3,2%, de acordo com a pesquisa Focus do BC da última sexta-feira, 11 .

Com este panorama em vista, Migalhas perguntou para bancas nacionais em que áreas se concentrarão os investimentos em 2013.

Os advogados Fernando Rudge Leite Neto, da banca Advocacia Fernando Rudge Leite (São Paulo); Luiz Gustavo Rocha de Oliveira Rocholi, do escritório Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados (Minas Gerais); Tânia Vainsencher, do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia (Pernambuco) e Vanessa Nogueira Caldas Silveira da Mota, da banca Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados (Paraná), participaram da entrevista.

A última pesquisa Focus do BC reduziu a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2013 para 3,2%. Diante desse cenário, o escritório pretende fazer investimentos neste ano e em quais áreas?

Advocacia Fernando Rudge Leite - O escritório já fez importantes investimentos no ano de 2012, com a expansão em 40% da área de escritórios ocupada. Assim, não estavam previstos investimentos relevantes para o ano de 2013.

Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados - O escritório irá investir em 2013 notadamente na área de negócios internacionais, com foco nos investimentos estrangeiros no Brasil.

Queiroz Cavalcanti Advocacia - O foco dos investimentos para 2013 será nas áreas de Direito Consultivo e na automação dos nossos processos. Além disso, manteremos nossa política de incentivo à especialização, financiando mestrados, doutorados, MBA's e outros cursos; e melhoria da estrutura física, com aumento do espaço para novas equipes.

Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados - O planejamento para 2013 e a expectativa de crescimento da economia são importantes, mas o desenvolvimento de um corpo jurídico capacitado e especializado leva tempo e exige investimento constante. Assim, a intenção do escritório é manter boa parte de seus recursos na continuação da capacitação de pessoal.

No planejamento estratégico do escritório para o ano, quais as outras áreas priorizadas?

Advocacia Fernando Rudge Leite - Em nosso planejamento de 2013, estamos focando a área contratual e bancária, às quais se juntaram novos profissionais no final do ano de 2012. Também estamos priorizando a internacionalização do escritório, para maior divulgação de nosso trabalho no exterior.

Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados - Estamos planejando o desenvolvimento da nossas áreas de Direito Tributário, Direito Imobiliário, Falência e Recuperação Judicial.

Queiroz Cavalcanti Advocacia - Além de contemplar as áreas do Direito, o plano de 2013 abordará as áreas de Recursos Humanos e Planejamento e Gestão. A escassez de mão de obra qualificada é um problema vivenciado pelo mercado de maneira geral. Na nossa atividade não é diferente e pode, inclusive, representar um entrave para o crescimento. Trabalhar no desenvolvimento e na retenção dos nossos profissionais é, portanto, fator crucial para viabilizar os planos estratégicos. Não menos importante, a busca pela excelência da gestão também está dentro das prioridades. Queremos, com ela, aumentar a satisfação dos nossos clientes e melhorar continuamente os processos internos.

Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados - Em função do desenvolvimento incessante do universo virtual, o escritório vê necessidade de adaptação e expansão em alternativas/meios digitais de aplicar e/ou facilitar a aplicação do Direito. Já temos uma boa gestão eletrônica de documentos e usamos diversos softwares que administram não só os documentos virtuais, mas igualmente o controle de tempo por meio digital, bem como estamos inseridos nas redes sociais, contudo, a atualização e busca de melhores alternativas neste campo é constante.

Em quais áreas do mercado jurídico espera-se um crescimento sustentável em 2013?

Advocacia Fernando Rudge Leite - Desde a segunda metade de 2012 temos sentido um aumento de demanda na área do Banco Central (investimentos diretos e empréstimos), na área societária (particularmente reestruturações) e na área trabalhista, sendo a nossa expectativa que este crescimento se mantenha em 2013.

Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados - Mesmo em face da expectativa de baixo crescimento em 2013, acreditamos que o serviço jurídico de alta qualidade sempre encontrará espaço para crescimento. Acreditamos também que a crise no Continente Europeu resultará numa inevitável migração dos investimentos para as Economias Emergentes. E nesse cenário, entendemos que o Brasil tem inúmeras vantagens em relação aos demais países que integram o BRIC, seja em face da maior identidade cultural, seja em face da estabilidade política, da democracia consolidada e da visível melhoria das condições socioeconômicas.

Queiroz Cavalcanti Advocacia - Esperamos crescimento nos mercados bancário, imobiliário, varejo, comércio eletrônico e infraestrutura.

Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados - Entre as áreas mais fortes do escritório, temos a tributária, aduaneira e portuária. Pelo próprio perfil econômicofinanceiro do Brasil, estes são segmentos com perspectiva de crescimento constante e estas áreas devem permanecer em alta. Da mesma forma, não se espera redução na demanda das demais áreas.