segunda-feira, 19 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Advocacia

OAB/SP defende eleição direta para Conselho Federal da Ordem

Atualmente, pleito é formalizado pelo voto de colégio eleitoral formado pelos 81 conselheiros Federais.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Durante sua primeira reunião, nesta segunda-feira, 18/2, o Conselho Seccional da OAB/SP, composto por 180 membros titulares e suplentes, decidiu por unanimidade apoiar a proposta colocada pelo presidente da seccional, Marcos da Costa, de eleições diretas para a diretoria do Conselho Federal da OAB. Atualmente, o pleito é formalizado pelo voto de um colégio eleitoral formado pelos 81 conselheiros Federais.

"Possa a advocacia do Brasil, em especial a de São Paulo, manifestar suas preocupações com o debate eleitoral que é imprescindível ao processo democrático, principalmente em se tratando da OAB, que ao longo de seus mais de 80 anos tem estado à frente na defesa dos valores da democracia do Brasil", disse Costa.

O presidente Marcos da Costa levou a preocupação da advocacia paulista, atualmente com mais de 320 mil inscritos, ao presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coêlho, que nesta segunda-feira visitou SP para cumprir uma ampla agenda de compromissos.

Segundo Marcos da Costa, a última eleição para o Conselho Federal, no final de janeiro, demonstrou que o modelo do voto "indireto" se esgotou: "Precisamos de um modelo que atenda de forma mais adequada à representação da advocacia do Brasil. Estaremos solicitando aos nossos Conselheiros Federais que ostentem essa bandeira junto ao Conselho Federal", comentou.

Compuseram a mesa de trabalho: Ivette Senise Ferreira, vice-presidente da OAB/SP; Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da seccional; Antonio Ruiz Filho, secretário-geral adjunto; Carlos Roberto Mateucci, diretor-tesoureiro; os conselheiros federais: Luiz Flávio Borges D'Urso, conselheiro Federal; Guilherme Batochio, Marcio Kayatt, Arnoldo Wald Filho, Sergio Rosenthal, presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo); José Horácio Halfedl Rezende Ribeiro, Ricardo Dagre Schmid, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo; Fábio Romeu Canton Filho, presidente CAASP; Sergei Cobra Arbex, secretário-geral da CAASP; Jorge Eluf Neto e Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, diretores da Caixa; e a presidente da Subsecção de São José dos Campos, Silvia Dias.

________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 20/2/2013 09:10