MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Torcidas organizadas de GO têm atividades suspensas
Estádio

Torcidas organizadas de GO têm atividades suspensas

Determinação vale enquanto durar o trâmite da ACP que pede a paralisação das ações dessas organizações por 5 anos.

Da Redação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Atualizado às 09:12

Foram suspensas, por tempo indeterminado, as atividades das torcidas organizadas Força Jovem Goiás, Esquadrão Vilanovense e Dragões Atleticanos de GO, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. De acordo com a 14ª vara Cível e Ambiental de Goiânia, a determinação vale enquanto durar o trâmite da ACP que pede a paralisação das ações dessas organizações por 5 anos. A liminar abrange ainda qualquer ação de torcida organizada vinculada a clubes de outros Estados nos dias de jogos de competição nacional.

Na ação, o MP/GO informa que a violência envolvendo membros das torcidas organizadas vem aumentando, com brigas e incidentes graves, inclusive crimes contra a vida. O parquet destaca briga generalizada ocorrida no último dia 2 nas imediações do Estádio Serra Dourada, em jogo entre Goiás e Vila Nova, válido pelo Campeonato Goiano.

Para o MP, é urgente o deferimento do pedido liminar, uma vez que estão agendados jogos envolvendo os times Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense e o clima de animosidade é crescente entre as torcidas, o que coloca em risco não apenas seus integrantes mas os demais frequentadores do estádio. Pede a proibição de uso de vestimentas, faixas, bandeiras, instrumentos musicais ou outro meio que possa identificar as torcidas organizadas, em estádios ou reuniões.

Em sua decisão, o juiz de Direito Eduardo Tavares dos Reis, da 14ª vara Cível e Ambiental de Goiânia, lembrou que após anterior suspensão das atividades das torcidas por 120 dias, os incidentes relacionados à violência de torcidas organizadas voltaram a ocorrer, o que comprova que tal suspensão "foi realmente benéfica à coletividade".

Citando "o clima de guerra civil" instalado na capital goiana, para o magistrado, o "Fato é que se de um lado o problema é de segurança pública e as mortes têm ocorrido fora dos estádios, de outro lado percebe-se a íntima ligação dos conflitos e mortes com os integrantes das torcidas organizadas".

De acordo com Reis, há um privilégio desproporcional dos supostos torcedores "em detrimento de toda a comunidade local que vive o clima de insegurança pela atividades dos membros de tais torcidas organizadas", cujos líderes "não conseguem conter a incivilidade de alguns de seus integrantes". Ele lembra que no Estado de SP o Poder Judiciário legitimou a PM a proibir o acesso aos estádios de torcedores portanto indumentárias e acessórios que lhes possibilitassem a identificação de torcida organizada.

Veja a íntegra da decisão.

  • Processo: 50039-65.2013.8.09.0051

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram