MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa é proibida de utilizar nome "Refree Cola"
Propriedade industrial

Empresa é proibida de utilizar nome "Refree Cola"

2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP considerou que a utilização da marca causa confusão entre os consumidores.

Da Redação

terça-feira, 5 de março de 2013

Atualizado às 08:57

A 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve proibição ao uso do nome "Refree Cola" nos produtos da empresa Refrigerantes Marajá S. A., por já haver registro no INPI da marca "Refricola" por parte da Indústria e Comércio de Bebidas Funada Ltda.

Após o julgamento em 1ª instância, a marca Refree Cola não poderia ser associada aos produtos da Marajá S.A., contudo, a empresa apelou, alegando não ter havido crime de concorrência desleal nem perdas e danos à detentora dos direitos do nome Refricola. Além disso, segundo a apelante, "a expressão 'cola' não conta com exclusividade, sendo termo designativo de sabor. Considera-se parte ilegítima para figurar no polo passivo, haja vista a utilização da marca 'REFREE' por autorização do legítimo proprietário(..)".

A 2ª Câmara julgou tais argumentos improcedentes e negou provimento ao recurso, ressaltando que, "é bem verdade que a ré não fez uso específico da marca registrada pela autora ("REFRICOLA"), porém a composição por ela formulada entre a marca e ela concedida ("REFREE") e a expressão 'COLA' tornaram as expressões foneticamente idênticas, com a clara possibilidade de o consumidor ser enganado".

Confira a íntegra do acórdão.

 

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA