MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Coluna social não indenizará mulher por publicar foto ao lado de nota negativa
Pedido negado

Coluna social não indenizará mulher por publicar foto ao lado de nota negativa

Notícia tratava de mulher que atropelou um ciclista e fugiu sem prestar socorro.

Da Redação

quinta-feira, 14 de março de 2013

Atualizado às 08:28

O juiz titular da 2ª vara Cível de Campo Grande/MS, Marcelo Câmara Rasslan, negou o pedido de reparação de danos morais feito por uma mulher contra o jornal Correio do Estado por ter se sentido ofendida com a publicação de sua imagem ao lado de uma nota negativa, da qual não teve participação.

Na edição do dia 13 de junho de 2012, a fotografia da autora foi veiculada ao lado de uma nota intitulada "out" que tratava sobre uma mulher famosa que atropelou um ciclista, fugiu sem prestar socorro, então foi presa e levada à delegacia. Para a requerente, a associação de sua imagem com o fato publicado teria causado prejuízo à sua moral.

Porém, o jornal alegou que não praticou ato ilícito, pois não existiu vínculo entre a fotografia e a nota. Já que a imagem da autora na coluna social estava separada, por linhas e quadrantes, da notícia denominada "out". Afirmou ainda que não teve intenção de causar dano à mulher.

O juiz relatou que é notável que "a coluna social é composta de notas e fotografias de pessoas em festas e eventos públicos de Campo Grande, e que estas são separadas por linhas e quadrantes de outras publicações".

Assim, Rassian considerou que não houve nexo de causalidade entre a ação do jornal e o propalado dano na imagem da autora, e defendeu a liberdade de manifestação. "Houve apenas a publicação da fotografia da requerente no jornal requerido, o que não enseja, por si só, indenização por danos morais, mesmo porque tal publicação está nos limites do exercício do direito de liberdade de expressão e imprensa".

Com fundamento no art. 269,I, CPC, julgou improcedente a ação e condenou a autora a pagar os custos dos processos e os honorários advocatícios fixados em R$ 1.500,00.

  • Processo: 0043330-20.2012.8.12.0001

Veja a íntegra da decisão.