sexta-feira, 19 de agosto de 2022

MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Prova no Direito Processual Civil"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Prova no Direito Processual Civil"

Veja quem ganhou a obra "A Prova no Direito Processual Civil".

Da Redação

terça-feira, 19 de março de 2013

Atualizado em 15 de março de 2013 10:19

A obra "A Prova no Direito Processual Civil" (Verbatim - 655p.), coordenada por Olavo de Oliveira Neto, Elias Marques de Medeiros Neto, diretor jurídico da Cosan, e Ricardo Augusto de Castro Lopes, é uma homenagem ao professor João Batista Lopes.

"Muito estranho notar, caro leitor, que ao mesmo tempo em que a tarefa de apresentar esta obra e seu homenageado importa em grande facilidade, também importa em enorme dificuldade. Isso porque as qualidades do Professor João Batista Lopes são inúmeras, mas ao mesmo tempo mensura-las sempre deixa aquele gosto de incompletude de um trabalho, já que faltam palavras aptas a descrevê-las.

Muitos de nos, cremos, já pensaram no professor João Batista Lopes como um exemplo a ser seguido. Trata-se de homem cuja vida pessoal e profissional serve de parâmetro para aqueles que iniciam suas respectivas caminhadas, em especial suas vidas profissional e acadêmica.

Como magistrado em primeiro grau, o homenageado sempre foi profundamente respeitado pelos seus pares, que o consideravam um juiz técnico e justo, capaz de resolver com rapidez e Justiça os casos cujos julgamentos eram da sua responsabilidade. Como Juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil e como Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, por sua vez, pode-se dizer, com certeza, que criou jurisprudência, tamanha à medida que seus votos eram tomados cómo votos condutores dos julgamentos daqueles sodalícios.

Sua dedicação à carreira não o fez descuidar da família. Sempre a ensinar que a família é o que mais tem valor neste mundo, ao lado de sua esposa Maria Elisabeth de Castro Lopes, demonstrava-se e demonstra-se pai dedicado e atencioso.

O que dizer, então, de sua carreira universitária? Professor da PontifIcia Universidade
Católica de São Paulo nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, além de inúmeras outras instituições de ensino, como a Escola Paulista da Magistratura e a Universidade Estadual de Londrina, onde integrou o grupo criador do mestrado daquela instituição, seu conhecimento dos clássicos, sua atualização quanto aos temas apresentados e a profundidade com que os aborda impressionam. Trata-se, com certeza, de um dos maiores processualistas do seu tempo.

Seu conhecimento da matéria, outrossim, equipara-se a didática que utiliza ao explicá-la. O que é difícil, através de suas palavras ou da sua pena, se torna fácil. Se um bom escritor é aquele que escreve fácil, então o homenageado pode ser considerado como um dos melhores, autores no campo do direito. Afinal, nos inúmeros trabalhos que já publicou, como os já clássicos "Ação declaratória", "Condomínio", "Tutela Antecipada" e "A prova no direito processual civil", a linguagem clara e direta convidam o leitor a continuar a leitura ininterruptamente, tornando o estudo dos temas um verdadeiro prazer.

A par de tantas qualidades, nunca vimos o homenageado se negar a auxiliar um aluno quando solicitado. Trata-se de um orientador atencioso, que sempre procura conduzir seus orientandos a melhor maneira de elaboração das suas dissertações e teses.

Diante de todos esses atributos só nos resta dizer que se trata de uma grande honra poder coordenar e escrever nesta coletânea que homenageia o professor João Batista Lopes, agradecendo pela fecunda convivência, pela oportunidade de crescimento intelectual que a todos ele proporciona e pelas lições ministradas por quem, com certeza, representa em toda a sua pureza e elevação o conteúdo da palavra "professor".

Assim, ao mestre com carinho, João Batista lopes, agradecemos e dedicamos esta coletânea
". Os coordenadores

Sobre os coordenadores :

Elias Marques de Medeiros Neto é diretor jurídico da Cosan . Doutorando em Direito Processual Civil - PUC/SP. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Especializações em Direito dos Contratos e em Direito Processual Civil pelo CEU/SP. Bacharel em Direito pela USP. MBA em Gestão Empresarial - FGV. Advogado.


Olavo de Oliveira Neto é mestre e doutor pela PUC/SP. Pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano. Professor de Direito Processual Civil da PUC/SP, do COGEAI, da Escola Paulista da Magistratura e de inúmeros cursos de especialização. Ex-professor do programa de doutorado, mestrado, especialização e graduação da ITE-Bauru. Vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Civil e Processual Civil - CECIPRO. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Ex-Procurador do Estado e ex-promotor de Justiça no Estado de SP. Juiz de Direito no Estado de SP.

Ricardo Augusto de Castro Lopes
é especialista em Direito Processual Civil. Advogado em SP.

__________

Ganhador :

Francisco Jony Bório do Amaral, advogado da ECT, de Curitiba/PR

__________