MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Google não tem ingerência no conteúdo dos sites que hospeda
Internet

Google não tem ingerência no conteúdo dos sites que hospeda

TJ/RJ negou recurso de usuária que queria responsabilizar Google por divulgação de fotos íntimas em blog.

Da Redação

quinta-feira, 21 de março de 2013

Atualizado às 08:20

"Não há como se impor o dever jurídico de controle ou monitoramento prévio quanto ao conteúdo de mensagens produzidas por terceiros através de blogs". Com esse entendimento, a 10ª câmara Cível do TJ/RJ negou provimento a apelo de uma usuária que queria responsabilizar o Google por divulgação de fotos íntimas em blog.

A sentença da 2ª vara Cível de Angra dos Reis havia julgado parcialmente procedente os pedidos da autora, para condenar o Google a retirar as fotografias. A usuária alegou que não conseguiu utilizar as ferramentas disponibilizadas para denunciar os abusos, o que gerou danos à sua imagem com a demora na retirada das fotos.

O TJ/RJ atestou que não existiam nos autos provas de que a autora tentou de fato informar acerca do conteúdo impróprio. "Caso a parte autora houvesse previamente informado a fornecedora de serviços acerca do conteúdo injurioso à sua pessoa no aludido blog, e se mesmo assim, esta houvesse se mantido inerte, poderia existir um liame subjetivo, capaz de caracterizar o defeito na prestação do serviço. Qualquer entendimento diverso criaria uma situação jurídica insustentável, que certamente contribuiria para a criação de uma indústria indenizatória de fácil acesso", escreveu o desembargador Celso Luiz de Matos Peres, relator.

O acórdão da 10ª câmara mantém a sentença na íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas