MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ajufe defende criação de novos TRFs
Justiça Federal

Ajufe defende criação de novos TRFs

Para a Ajufe, a atual estrutura da 2ª instância apresenta algumas distorções.

Da Redação

quarta-feira, 27 de março de 2013

Atualizado às 08:31

O presidente da Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil, Nino Toldo, entregou nesta terça-feira, 26, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), nota técnica visando esclarecer a real necessidade de aprovação da PEC 544/02, que cria os TRFs da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões, com sedes em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. O objetivo da ampliação e descentralização da 2ª instância da JFé proporcionar o maior acesso da população à Justiça.

De acordo com a Ajufe, a atual estrutura da 2ª instância apresenta algumas distorções. No caso do TRF da 1ª região, que engloba 13 estados mais o DF, a deficiência é ainda mais flagrante, pela grande extensão territorial. A nota técnica mostra que o crescimento da 2ª instância não acompanhou a ampliação da 1ª instância nas duas últimas décadas. Desde 1987 até hoje, o número de juízes Federais de 1º grau cresceu 668%, passando de 277 para 2.129. Já o número de integrantes do 2º grau cresceu somente 89%, passando de 74 desembargadores para 139 desde a criação dos cinco TRFs, em 1989.

Segundo dados do CNJ, a JF tem a mais elevada relação entre o número de magistrados de 1º e 2º graus. São nove juízes para cada desembargador, enquanto nas Justiças Estaduais e do Trabalho essa relação é de 5,5 juízes para cada desembargador. Isso representa um maior número de juízes tomando decisões passíveis de recurso para os desembargadores.

Em decorrência da reduzida quantidade de tribunais, do número de desembargadores e da elevada demanda processual, o 2º grau da JF é o mais sobrecarregado dos ramos do Judiciário, de acordo com a Ajufe. O saldo de processos pendentes no final de 2011 era de cerca de 1 milhão nos TRFs, contra 200 mil nos TRTs e 1,7 milhões em todos os TJs. O resultado desse acúmulo de trabalho é o atraso no julgamento dos processos.

A nota técnica acrescenta que a introdução do processo eletrônico, uma realidade na Justiça Federal, permitirá a criação de tribunais com quadro funcional reduzido, sem comprometimento da eficiência. O CNJ concluiu, a partir de estudos técnicos, que a criação dos tribunais proposta pela PEC 544/02 está em conformidade com os limites da lei de responsabilidade fiscal, uma vez que a margem de expansão comporta as despesas.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...