MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ aprova PEC que autoriza entidade religiosa a questionar lei no STF
STF

CCJ aprova PEC que autoriza entidade religiosa a questionar lei no STF

A proposta será analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo plenário.

Da Redação

quinta-feira, 28 de março de 2013

Atualizado às 08:15

A CCJ da Câmara aprovou a admissibilidade da PEC 99/11, que inclui as entidades religiosas de âmbito nacional entre aquelas que podem propor ADIn e ADC ao STF. Entre estas entidades estão, por exemplo, a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional.

A proposta será analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo plenário. O autor da PEC é o deputado do PSDB/GO, João Campos.

Hoje, só podem propor uma ADIn e ADC: o presidente da República; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do DF; governador de Estado ou do DF; o procurador-Geral da República; o Conselho Federal da OAB; partido político com representação no Congresso Nacional; confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

Para João Campos, a medida é uma "ampliação da cidadania e do acesso à Justiça". "Alguns temas dizem respeito diretamente às entidades religiosas. A questão da imunidade tributária, por exemplo, assim como a liberdade religiosa e o ensino religioso facultativo, entre outros. Se tivermos em algum momento alguma lei que fere um desses princípios não teríamos como questionar isso no Supremo. Com a proposta, estamos corrigindo uma grave omissão em que o constituinte incorreu ao deixar essa lacuna", argumentou o deputado.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...