MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, falece aos 87 anos
Reino Unido

Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, falece aos 87 anos

A ex-primeira ministra britância sofreu um AVC.

Da Redação

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Atualizado às 10:17

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 8, a ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher. Segundo o porta-voz da família, Tim Bell, ela teria sofrido um AVC aos 87 anos. "É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã", anunciou.

Muitas figuras notórias na política já se pronunciaram sobre o falecimento. De acordo com porta-voz do Palácio de Buckingham, a rainha Elizaberth 2ª ficou muito triste ao receber a notícia e enviará uma mensagem de condolências à família da baronesa Thatcher. "Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica", afirmou o primeiro-ministro, David Cameron, em mensagem divulgada pela imprensa britânica.

O ex-presidente dos EUA, George W. Bush, disse, de acordo com The Wall Street Journal, que está triste e que ela foi uma líder inspiradora que guiou sua nação com confiança e clareza. "A primeira-ministra Thatcher é um grande exemplo de força e caráter, e uma grande aliada que fortaleceu a relação entre o RU e o EUA".

O ex-primeiro-ministro Tony Blair também prestou suas homenagens. "Ela era gentil e tinha um espírito generoso, sempre me deu um grande suporte como primeiro-ministro, embora nós viéssemos de lados opostos da política".

Saúde

Desde 2002, Thatcher não fazia pronunciamentos públicos devido a aconselhamento médico, pois já havia sofrido pequenos derrames que deixaram como sequelas confusões ocasionais e perdas de memória. Segundo sua filha Carol Thatcher, a baronesa já não conseguia lembrar-se do começo de suas frases, mas falava com lucidez e precisão sobre fatos distantes.

A ex-primeira-ministra havia sido internada pela última vez em dezembro de 2012 para a retirada de um tumor na bexiga. E passou seus últimos dias em um hotel para que a família e os enfermeiros pudessem cuidar dela.

História

Margaret Hilda Roberts nasceu em 13 de outubro de 1925 em Grantham, Lincolnshire. Em 1947, formou-se em química pela Universidade de Oxford, e em 1954, graduou-se me Direito. Foi em 1951, quando se casou com Denis Thatcher, que adquiriu o nome Margaret Thatcher, pelo qual ficou conhecida mundialmente.

Com Denis, ela teve os gêmeos Carol e Mark, e ficou casada por mais de 50 anos até 2002, quando ele faleceu.

A carreira política da senhora Thatcher começou em 1959 quando se tornou membro do Partido Conservador, no Parlamento de Finchley, onde ficou até 1962. Seu primeiro cargo parlamentar foi como ministra assistente para previdência no governo de Harold Macmillan.

Entre 1964 e 1970, ela ocupou vários cargos no gabinete de Edward Heath, do Partido Trabalhista, que se tornou primeiro-ministro em 1970 e a tornou secretária da Educação. Em 1974, Thatcher venceu a liderança do partido com Heath.

Em 1979, ele se tornou a primeira-ministra e permaneceu até 1990, o período mais longo de mandato na política britânica desde o século 19. Thatcher foi única chefe de governo britânica mulher.

Durante seu mandato, criou a expressão "thatcherismo" que significa uma política que privilegia a liberdade de mercado, as privatizações, preconiza menos intervenção do governo na economia e mais rigor no tratamento com os sindicatos trabalhistas. Com essa política, conseguiu reduzir a inflação, mas o desemprego aumentou muito no período.

O apelido "Dama de Ferro" veio da sua dura e objetiva política para recuperar a economia decadente do país no período. Enfrentou com rigidez e determinação várias questões políticas, entre elas: a quase destruição dos sindicatos, o enfrentamento com o Exército Republicano Irlandês (IRA), a defesa dos interesses britânicos frente à Europa, as críticas à extinta União Soviética e o conflito armado de 1982, quando enviou tropas ao Atlântico Sul para defender as ilhas Malvinas da ocupação argentina.

Foi em seu 3º mandato que sua popularidade drasticamente devido a suas políticas controversas e à oposição a qualquer integração mais próxima com a Europa. Então em 1990, ela renunciou ao cargo e à liderança do partido.

Apesar de polêmica, Margaret Thatcher foi de importância mundial, já que suas políticas marcaram tendência nas décadas de 80 e 90 e foram incorporadas por diversos países, incluindo o Brasil, como remédio para fortes crises econômicas. E por isso, ficará marcada na história.